Navegar por mares incertos ao investir na Bolsa é algo que acontece com mais frequência do que se deseja. O mercado de renda variável demanda essencialmente paciência no início até que com o tempo o resultado começa a aparecer.
Parecido ao processo de plantar e colher, ou seja, primeiro você planta, depois cuida, para então colher as consequências. Por isso, aqui comento sobre algumas orientações para você evitar grandes preocupações no dia a dia dos seus investimentos.
Dicas para investir na Bolsa
1. Equilíbrio entre Riscos e Retornos:
Em tempos de valorização generalizada, destaco a importância de alinhar riscos e retornos. Isto é, observe os pesos (%) de cada investimento e tente não ficar excessivamente exposto a um único investimento (principalmente se ele for te alto risco).
2. Aceite os momentos “estranhos” do mercado
Reconhecer a necessidade de “aceitar retornos menores” quando os riscos não estão proporcionalmente alinhados com os ganhos esperados. Ou seja, fases de oportunidades não acontecem todos os dias demandando de você paciência para aguardar o momento certo para novas alocações.
3. Invista na Bolsa com atitude de longo prazo
O longo prazo é formado pela sequência de eventos de curto prazo. Dessa forma, considere investir na Bolsa com um dinheiro que você não precisará usar em um cenário longo, dando tempo para o investimento amadurecer e conseguir superar possíveis eventos negativos.
A complexidade do cenário econômico orienta para que você tenha uma carteira diversifica, equilibrando riscos para conviver com a volatilidade. Portanto, investir em uma estratégia personalizada entendendo que movimentos bruscos são normais tende a evitar grandes preocupações. Pois você terá destinado um valor financeiro aceitável dentro da sua realidade de vida para este objetivo.
Para descobrir quais são as principais recomendações e com alto potencial de valorização confira no Clube Acionista.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.