No encerramento de 2023, a Petrobras (PETR3; PETR4) perdeu a liderança entre as ações que mais pagaram dividendos. Conforme dados da Economatica, o retorno da ação preferencial com dividendos ficou abaixo de 21%, atrás da Auren (AURE3) e da líder Metal Leve (LEVE3), com 22,71% e 31,13%, respectivamente, até 15 de dezembro.
Entre os motivos para a queda nos proventos da Petrobras e da Vale está relacionada ao menor preço das commodities, resultando em menor faturamento, margem, lucro e geração de caixa. No caso da Petrobras, a alta do dólar e mudanças na política de investimentos também influenciaram a redução de proventos.
Mas atenção, não olhe o dividendo passado das líderes como garantia de retorno futuro. Empresas que distribuem dividendos muito acima do comum, como a Auren, podem exigir cautela, pois esses proventos podem não ser recorrentes. Para saber com mais clareza sobre essa tendência, veja em Dividendos pelo Clube Acionista onde realizamos um filtro com as mais recomendadas.
Desempenho ações que mais pagaram dividendos em 2023
Metal Leve (LEVE3): Líder com 31,13% de retorno, impulsionada pela distribuição de 100% do lucro líquido e investimentos em descarbonização e novos produtos.
Auren (AURE3): Segunda colocada com 22,71% de dividend yield em 2023, destacando-se pelos proventos extraordinários relacionados a uma indenização bilionária.
BB Seguridade (BBSE3): Apesar de estar no final da lista, teve desempenho positivo devido aos juros altos e ao setor de seguros aquecido.
Oportunidades e Estratégias para Investidores
Antes de tudo, aconselho você não se basear em projeções apenas olhando os últimos 12 meses, especialmente quando empresas distribuem dividendos muito acima da média. A cautela é crucial, bem como a avaliação de fundamentos e recorrência dos proventos.
Portanto, diversifique a carteira considerando que muitas empresas possuem variações em seus resultados financeiros, logo, variação na distribuição do dividendo. Dessa forma, explorar oportunidades em outras empresas, mitigando riscos e equilibrando os rendimentos.
Investir em uma estratégia personalizada com foco em dividendos faz todo o sentido, pois você ajusta a carteira conforme os seus objetivos e aproveita os benefícios dos rendimentos e valorizações. empresas com histórico de dividendos recorrentes pode ser estratégico.
Para descobrir quais são as principais recomendações e com alto potencial de valorização confira no Clube Acionista.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.