Caro Investidor!

Já investiu em cripto hoje? Certo, independente da sua escolha, seguimos com a pauta do momento sobre criptomoedas, ainda mais que o Trump já assumiu a Casa Branca e como todo mundo sabe, é um entusiasta visceral dessa modalidade.

Recentemente em uma publicação do espanhol El País, falou-se que entre os analistas de investimentos, o otimismo é que mais pesa entre eles em relação às criptomoedas. “O ano de 2025, segundo os especialistas consultados, será positivo e seguirá o exemplo do ano passado por vários motivos. Entre eles, a entrada de dinheiro. O mercado de ativos digitais permanece residual face ao total de ativos sob gestão a nível mundial: representa pouco mais de 1%. Portanto, as expectativas quanto à entrada de grandes investidores institucionais catapultariam o preço destes ativos”, diz o texto.

Logo, ainda segundo o jornal espanhol, no ano passado, grandes instituições financeiras começaram a migrar para o mundo cripto. “BlackRock, Fidelity e Morgan Stanley apostaram em instrumentos com exposição a ativos digitais, com alocações entre 1% e 3%. Alguns fundos de pensão estaduais (Wisconsin e Michigan) também começaram a investir em ETFs de bitcoin. 

Conforme a publicação, o sonho do setor, que também coincide com suas previsões, “é que a entrada institucional seja marcada especialmente por atores estatais, que anunciaram ou sugeriram a criação de reservas estratégicas de bitcoin, como os Estados Unidos”. 

Pelo mundo

Aqui no  Brasil, um projeto de lei propõe uma aquisição planejada e gradual de Bitcoin até 5% de suas reservas internacionais. Marrocos, que já foi contra esta criptomoeda, quer agora regulamentá-la. A Tailândia está considerando torná-lo um curso legal. Na Rússia, Putin disse que o bitcoin não pode ser interrompido, segundo disse Javier Pastor, diretor de treinamento da Bit2Me ao El País. “Aderem a esta corrida empresas públicas e privadas, que vão acumulando esta criptomoeda nas suas reservas.” 

Um ‘recordar é viver’

No início, os detentores de bitcoins eram principalmente desenvolvedores de software. Mas a chegada de investidores  que descobriram as criptomoedas alimentou o ciclo altista de 2017. Em vez disso, em 2021 o impulso veio dos fundos de cobertura e dos responsáveis ​​familiares. Segundo as previsões, 2025 é a vez dos institucionais: “Cada onda de dinheiro novo que entra em uma pequena classe de ativos produziu retornos extraordinários, e o mesmo é esperado à medida que os investidores institucionais tradicionais alocam fundos para criptomoedas , uma tendência que começou com o bitcoin ETFs”, de acordo com o relatório Crypto Market Outlook 2025 da Sygnum. 

Uma valorização que surpreende

Acilio Marinello, sócio-fundador da Essentia Consulting, comenta que as criptomoedas tiveram um ano incrível em 2024, uma valorização surpreendente, principalmente o Bitcoin e Etherium. 

“Eu tenho um certo conservadorismo em relação às criptomoedas, é um ativo que tem um potencial, acho que vem mostrando isso ao longo dos anos, o Bitcoin superou a barreira dos 100 mil dólares e tem flutuado nos últimos dias muito próximo desse limite, ora um pouco abaixo, ora um pouco acima, mas ainda é de fato uma montanha-russa. Depende muito do apetite de risco do investidor”, comenta Marinello.

Para este ano, ele acredita que a política econômica e a postura do governo Trump devem influenciar bastante as criptomoedas. “O mercado americano acaba sendo não somente o grande, digamos assim, influenciador dessa política em todo o mundo, mas também grandes influentes, como Elon Musk, que acaba direcionando um pouco a dinâmica desse mercado”, afirma.

Na visão do especialista, talvez seja mais um ano de boas surpresas com outras valorizações, “vai depender muito de como serão as políticas de controle, as políticas de incentivo, se grandes investidores, grandes personalidades globais demonstrarem que estão investindo nesse ativo, isso acaba levando uma tendência de alta para o mercado”. 

Neste cenário, Marinello comenta que 2025 ainda vai ser um ano de ganhos. “Mas eu sou muito conservador, acho que de fato é um ativo para quem tem um grande apetite ao risco e esteja de fato disposto a brincar nessa montanha-russa, com grandes picos de alta e grandes vales de queda também, tem que ter bastante estômago para navegar dentro deste mercado.”

Além disso, ele destaca que dependendo dos avanços regulatórios, isso pode influenciar quem quiser, dentro desse universo cripto, ter um pouco menos de volatilidade e analisar, “compor um pouco com as stablecoins, principalmente aquelas que estão atreladas ao dólar, já que o dólar tem se fortalecido e isso pode ser também uma forma de mitigar um pouco a volatilidade dentro das criptos”.

Para Lucas Sharau, economista e sócio da iHub Investimentos, as criptomoedas continuam atraindo atenção em 2025, impulsionadas pela alta do dólar e pelas discussões em torno de regulamentações nos Estados Unidos. 

“Bitcoin e Ethereum permanecem como os líderes do segmento, reforçando sua posição como alternativas sólidas para diversificação de portfólio. Essa valorização reflete tanto o interesse crescente por ativos digitais quanto a busca por proteção em um cenário econômico global incerto.”

O que deve ser observado no mercado cripto?

De acordo com Marcus Vinicius Melo, CEO da Sigma Infinity, o que deve ser observado em primeiro lugar é o preço. A variação do preço do Bitcoin pode ser comparada em relação ao dólar e outras moedas. “A partir daí, observe o volume de negociação, solidez, cotação em tempo real, pois como em outros mercados, um alto volume de negociação pode indicar maior interesse no ativo. Configure alertas de preço para ser notificado quando uma determinada criptomoeda atingir um valor pré-determinado (de acordo com as metas estabelecidas)”, orienta.

Segundo Melo, os movimentos globais e locais podem impactar todo o mercado, como eleições, guerras, eventos e resultados bem ou mal sucedidos de acordos globais ou bilaterais, entre outros.  “Tudo isso afeta os preços, a oferta e a demanda. Como fator subjetivo, o sentimento geral do setor também conta, perceptível através de fóruns e discussões de especialistas financeiros (conceituados) em redes sociais.”

As perspectivas do Bitcoin, por exemplo, para 2025 são bastante positivas, com muitos analistas prevendo um crescimento contínuo. “No entanto, é importante ressaltar que o ambiente de criptomoedas é especulativo e, portanto, merece atenção, empenho e monitoramento constante.”