Publicidade

2 ativos que não podem faltar na carteira de investimentos

Tempo de leitura: ‍

Imagens Canva

A semana passada foi marcada pela divulgação de dados cruciais sobre a inflação nos Estados Unidos e a ata do Copom. Fatores chamaram a atenção de investidores e reforçou a tendência dos ativos.

Os números mais recentes mostraram que a inflação ao produtor e ao consumidor em abril ficou em linha com as expectativas, oferecendo um rompimento após três meses consecutivos de surpresas negativas. O fato de não haver sinais de nova aceleração amenizou as preocupações dos investidores sobre os juros dos EUA.

No Brasil, a ata da última reunião do Copom que reduziu a taxa Selic para 10,50% ao ano, apesar da votação dividida, acalmou os mercados.

Boletim Focus (20.05.24)

Revisões dos dados e projeções do Boletim Focos. Divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central do Brasil contendo resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.

IPCA/24:de 3,76% para 3,80% ⬆️
IPCA/25:de 3,66% para 3,74% ⬆️
PIB/24:de 2,09% para 2,05%🔻
CÂMBIO/24:de R$ 5,00 para R$5,04 ⬆️
SELIC/24:de 9,75% para 10,00% ⬆️
SELIC/27:de 8,63% para 9,00% ⬆️

Fonte: Banco Central

Rendimentos dos títulos do Tesouro Direto

Alta volatilidade nos rendimentos dos títulos públicos impacta a rentabilidade anual e o preço unitário – se a taxa sobe, o preço cai e vice-versa – .

Fonte: Tesouro Direto 20/05/2024

2 ativos para ter na carteira

Para os investidores, essas informações são valiosas para ajustar suas estratégias. Evidenciando a importância de considerar ações e títulos do tesouro como ativos importantes para a carteira.

Investir em ações de empresas que apresentam crescimento consistente, mesmo em períodos de alta inflação, pode ser uma estratégia eficaz. Além disso, manter uma parte do portfólio em ativos de renda fixa atrelados ao IPCA podem proteger contra a inflação e oferecer retornos atrativos. 

Tudo isso você pode encontrar facilmente nas recomendações por aqui. Bem como, em análises > Renda Fixa para encontrar as sugestões dos analistas.

A sugestão segue na adoção de uma abordagem equilibrada observando o aumento dos rendimentos do Tesouro Direto. Mesmo que o aumento da taxa leve a queda dos preços, o momento soa como uma janela de oportunidade.

Resiliência dos ativos em momentos voláteis

A diversificação entre diferentes prazos, indexadores e emissores pode ajudar a mitigar o risco e capturar oportunidades em diferentes cenários econômicos. Quem está seguindo as recomendações dos FIIs e as sugestões dos FIPs e Infras, deve ter notado que os FIIs de papel e o fundos de infraestrutura conseguiram apresentar estabilidade de preços. Além disso, os Infras são aqueles que contam com papéis isentos e se tornam um ativo estratégico para a carteira.

Contudo, se você acompanha os indicadores destes ativos, seus preços já não se encontram em patamares tão atrativos. Dessa forma, mesmo que o mercado esteja propício para investir (iniciar ou reforçar posição) não saia comprando qualquer coisa.

Nos últimos dias já conseguimos notar uma mudança no “humor” do mercado e os efeitos positivos deste posicionamento. Seguimos com o mesmo viés interpretando que o movimento de pessimismo é oportunidade para entrar nos ativos, seja via Tesouro Direto e/ou ações.

Portanto, seja paciente e aproveite estes momentos para aumentar os aportes nos investimentos. Transformando a volatilidade em oportunidades de crescimento e prosperidade financeira a longo prazo.

Quer saber quais as recomendações para investir na renda fixa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA
Picture of Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Te ajudo a construir uma carteira de investimentos. Agende uma consulta aqui.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Alerta de ganhos: Banrisul (BRSR6) anuncia juros sob capital próprio

Conforme a agenda de proventos do Clube Acionista, o Banrisul (BRSR6) vai entrar em data Ex e pagar proventos em junho. Momento oportuno para você, investidor, garantir dinheiro em sua conta! Confira as informações desta empresa que pode te trazer retorno ainda este ano: O banco gaúcho promete distribuir no

Bull Market: As 10 empresas mais valorizadas do momento

O Bull Market é um ranking gratuito para identificar as Top 10 empresas mais valorizadas desde suas mínimas. Dessa forma, consideramos o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Em suma, Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores.

BDRS: commodities e empresas de tecnologia seguem na ponta 

Investir em empresas estrangeiras deixou de ser o bicho-papão há muito tempo. Está cada vez mais fácil ter uma carteira BDR à brasileira e com bons ativos. O Acionista destaca mensalmente o panorama macro desta modalidade.  Para junho, é bom que o investidor saiba que a bolsa americana segue sendo

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.