Veja a análise da Ativa Investimentos sobre os resultados no 1T22 da Magazine Luiza (MGLU3). Segundo a corretora a varejista teve números acima do esperado, mas despesas financeiras pioram.

Magazine Luiza teve números acima do esperado

De acordo com o relatório da Ativa, Magazine Luiza reportou vendas e margens superiores ao esperado. A receita líquida cresceu 6,2% YoY, impulsionada pelo crescimento de 16,2% no GMV digital, com o avanço de 49,9% no marketplace.

A margem bruta ficou em 27,8% (+2,6 p.p YoY e 1 p.p acima de nossas estimativas) com o maior repasse da inflação e o aumento da receita de serviços. Já a margem Ebitda foi de 5% (-0,2 p.p YoY e +0,6 p.p vs nossas projeções), beneficiada pela otimização de despesas, enquanto a margem líquida foi prejudicada pelo aumento das despesas financeiras, ficando 0,8 p.p abaixo do esperado.

Vendas totais:

As vendas totais, incluindo lojas físicas, 1P e 3P, cresceram 13,2% e atingiram R$14,1 bilhões,
reflexo do aumento de 16,2% no e-commerce total e um crescimento de 6,2% nas lojas físicas. Com isso, a receita líquida ficou 1,3% acima de nossas estimativas.

E-commerce:

As vendas do marketplace (3P) cresceram 49,9% YoY, impulsionadas pela acelerada captura de
sellers, que já somam mais de 180.000. Já o 1P, prejudicado pela maior exposição a bens duráveis, cresceu 3,2% YoY.

Lojas Físicas:

Apesar do crescimento de 6,2% nas vendas em lojas físicas, o SSS foi de -2,8%, mostrando que o
maior faturamento se deve à expansão de lojas.

Margem Bruta:

A margem bruta ficou em 27,8% (+2,6 p.p YoY), superando nossas expectativas em 1,5 p.p. O
avanço reflete o crescimento da receita de serviços e o repasse de custos para o consumidor final, possibilitado pela maior racionalidade do mercado.

Margem Ebitda e Margem Líquida:

A margem Ebitda foi de 5% (-0,2 YoY), 0,5 p.p acima de nossas projeções. A estabilidade foi resultado das iniciativas de otimização de marketing e logística, além da redução de despesas fixas. A margem líquida, no entanto, ficou -0,8 p.p abaixo de nossas expectativas com o aumento das despesas financeiras.

Fintech:

A Fintech Magalu atingiu um TPV total de R$ 20,8 bilhões no 1T22 – um crescimento de 88,9% YoY. A
companhia lançou o Empréstimo Pessoal na conta digital MagaluPay e também apresentou seu cartão de crédito para pessoa jurídica: o MagaluPay Empresas, em que o seller poderá utilizar pontos em todo o ecossistema.

Ativa espera cenário desafiador

A Magazine Luiza reportou um resultado superior às nossas expectativas, impulsionado pelo marketplace, que cresceu mais que o Mercado Livre e o 3P da Americanas no trimestre. No entanto, a performance das lojas físicas ainda segue pressionada, com retração de SSS, refletindo o momento desfavorável para os produtos core que também pode ser observado no desempenho do 1P. Para os próximos trimestres, esperamos um cenário ainda desafiador para as vendas, mas o maior controle de despesas, repasse de custos e a maior participação do 3P deverão proporcionar estabilidade de margens” Afirmam os analistas da Ativa.

Saiba quais são as principais recomendações dos analistas

Publicidade

Impulsione seus investimentos com este acesso incrível!

clube