Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

10 Lições sobre dinheiro que toda mulher precisa apender!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Nós mulheres temos avançados em diversas áreas, inclusive na financeira. Mas num passado não tão distante, nosso acesso a esse mundo era bastante restrito. Cabendo aos homens a gestão e o controle financeiro da família.

Mas, que bom que esse cenário vem mudando e hoje já somos mais de 1 milhão de investidoras na B3 (bolsa de valores brasileira). A participação feminina no mercado de capitais deu um salto nos últimos quatro anos. Entre 2017 e 2020, o crescimento no número de CPFs foi de quase 500%.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Apesar desse avanço significativo, existem algumas lições financeiras que toda mulher precisa aprender. Por isso, listei aqui as 10 principais lições que não podem faltar quando o assunto é dinheiro.

Publicidade




Tenha metas e objetivos claros

Saber onde você quer chegar precisa ser o primeiro passo no mundo das finanças. Sem metas e objetivos claros não chegamos a lugar algum. Por isso defina suas metas de curto, médio e longo prazos. Pense nos sonhos que quer realizar, dê nome para cada um deles e estipule uma data para torná-los realidade.

Publicidade

Atraia bons investimentos para índices futuros, opções e ações

Gaste menos do que ganha

Não é quanto você ganha, mas como você gasta que faz toda diferença na vida financeira. Quer ser bem-sucedida e próspera? Controle os gastos, principalmente os pequenos e frequentes. Busque sempre gastar menos do que você ganha todos os meses do ano.

Utilize o cartão de crédito com disciplina

Costumo dizer que o cartão é uma ótima ferramenta de crédito. Te possibilita comprar e parcelar sem juros, na grande maioria das vezes. Tem programas de recompensa com acúmulo de pontos. Dá desconto em cinemas, teatros, jogos de futebol, dentre outros benefícios. O cartão de crédito se torna vilão quando usado de forma incorreta. Comprando além da conta, pagando o mínimo da fatura ou parcelando. Por isso, todo cuidado é pouco.

Tenha um planejamento financeiro

Na vida financeira, a habilidade de planejar é fundamental para que a mulher seja vitoriosa ao administrar seu próprio dinheiro.

Agora que você já conhece seus gastos, analisou quais são supérfluos e desnecessários, chegou a hora de planejar como administrar os seus recursos financeiros daqui par frente.

Adeque o seu padrão de vida, aprenda a comprar melhor, evite pagar juros, blinde seu dinheiro. Monte seu planejamento mensal e anual. Onde você quer chegar, como irá realizar os seus três sonhos, em quanto tempo e quanto custará cada um deles.

Organize seu orçamento

Ter um orçamento financeiro bem organizado vai te ajudar muito a seguir com o seu planejamento. Algumas mulheres adoram planilhas em Excel, outras surtam só de ouvir falar. Aqui você deve escolher o que melhor lhe atende. Seja um caderno, uma planilha ou até mesmo um aplicativo, o mais importante é ter esse controle feito com disciplina e de forma assertiva.

Consuma com consciência e equilíbrio

Consumir de forma mais consciente não implica em uma mudança tão brusca em suas escolhas. Pode ser que você passe a comprar menos roupas ou troque seu carro por um modelo mais simples ou ainda, opte por morar num apartamento menor, por exemplo. O mais importe é saber fazer boas escolhas com o seu dinheiro.

 Num processo de compra, seja ele qual for, você precisa fazer as seguintes perguntas:

– Eu preciso ou eu quero?

– Tenho condições de pagar neste momento?

– Posso adiar essa compra sem ter prejuízo?

Se pague primeiro

Muitas mulheres não conseguem guardam dinheiro. Nunca sobra para começar a investir. Por isso, assim que você receber o seu dinheiro, seja salário, pró-labore, comissão, aplique imediatamente. Busque por deduções automáticas direto da sua conta para o investimento que você escolher.

O ideal é que você consiga investir 20% de tudo que você recebe, mas cada caso é um caso. O importante é começar, ter disciplina e não parar mais!

Monte uma reserva para emergências

A reserva de emergência é um valor resguardado para momentos inesperados como este que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus.

Todas nós devemos e precisamos ter uma reserva financeira. Como não podemos evitar o acaso, ao menos podemos tentar diminuir os danos caso aconteçam. Como por exemplo recorrer a empréstimos bancários com altas taxas, entrar no cheque especial ou mergulhar em dívidas no cartão de crédito.

Planeje sua aposentadoria

Você já parou para pensar no seu futuro? Já imaginou como estará a sua vida e a sua saúde quando a “melhor idade” chegar, se é que ela não já chegou?

Mesmo que hoje sua situação financeira seja confortável, você já parou para pensar se terá condições de manter seu atual padrão até o final de sua existência?

Com o passar dos anos os seus gastos com saúde, alimentação equilibrada, carro e casa adequados para a sua nova fase de vida aumentarão significativamente. Tudo isso precisa ser levado em consideração no momento de analisar e calcular o valor ideal da sua aposentadoria.

Quanto mais cedo você começar a poupar, melhor será o resultado. Pois o tempo é uma variável importante, tanto pela capacidade de juntar uma reserva maior, quanto pelo efeito dos juros compostos, que são os juros sobre juros.

Nunca pare de aprender

Conhecimento nunca é demais, o conhecimento transforma, liberta, edifica. Busque sempre aprender sobre dinheiro, finanças e educação financeira. A educação financeira é algo muito importante para todas as pessoas, independentemente da idade, do gênero ou posição social. Pois através dela conseguimos lidar melhor com nossos recursos financeiros.

Te convido a seguir essas lições e transformar a sua vida financeira e a sua relação com o dinheiro, para realizar muitos sonhos e alcançar seus objetivos!

Até Breve!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.