Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você sabe o que significa pecúlio de previdência privada?

Data da publicação

Categoria

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Categoria

Data da publicação

Se você já pensou em aplicar o seu dinheiro na previdência privada, certamente já se deparou com algumas siglas como PGBL, VGBL e outros termos como pecúlio, prazos e taxas, não é mesmo?

Antes de escolher um investimento, é importante entender do que se trata cada particularidade da modalidade para que a melhor escolha seja feita de acordo com seus objetivos.

Para te ajudar a entender ainda melhor sobre a previdência privada, vamos falar um pouco mais sobre o pecúlio? Você sabe o que isso significa? Confira mais agora mesmo!

Publicidade

O que é pecúlio de previdência privada?

Pode parecer complexo, mas o conceito de pecúlio trata-se de algo simples dentro desse tipo de investimento. O pecúlio é uma porção do dinheiro que é segurado em caso de falecimento ou invalidez de um beneficiário do plano de previdência.

Ou seja, esse é um mecanismo que busca proteger e assegurar financeiramente os herdeiros caso o dono do plano morra antes de receber seus rendimentos.

Em grande parte dos casos, a importância do capital segurado é a soma das contribuições voltadas para o benefício e esse valor é reajustado por índices de preços ao longo dos anos.

Como funciona o pecúlio?

Esse tipo de vantagem funciona de forma semelhante ao seguro de vida e na contratação é possível optar por uma pensão por morte e invalidez ou indenização. A pensão consiste em pagamentos mensais por determinados períodos, enquanto a indenização é paga de uma só vez.

O pecúlio não é uma opção inclusa em todos os planos e são oferecidas às pessoas interessadas em sua aquisição. Um banco ou corretora não pode obrigar que seja feita contratação do pecúlio junto à previdência privada, portanto, tenha atenção a esse ponto!

Esse “produto” tem um custo adicional mensal e é uma escolha do segurador ter ou não essa opção. Vale lembrar que os herdeiros e dependentes já têm o direito a receber o saldo acumulado pelo beneficiário do plano em caso de morte.

Quem pode se beneficiar do pecúlio?

Em caso de morte ou invalidez, o pecúlio pode ser solicitado por um dependente ou sucessor do contribuinte pelo prazo de até cinco anos. É preciso que as pessoas sejam indicadas como beneficiárias no plano de previdência. Caso não exista essa indicação, os recursos passam automaticamente para os herdeiros legais.

Publicidade

Quando o beneficiário busca pelo seu valor de direito, é importante lembrar que o valor da previdência não entra em inventário e, em alguns casos, pode dispensar o pagamento de imposto sobre transmissão do bem (ITCMD).

Vale lembrar que a isenção do ITCMD acontece em alguns estados brasileiros e é preciso ter atenção sobre taxas e descontos que podem ser cobrados no momento dos saques desse benefício.

É importante contratar o pecúlio?

A resposta é: depende. É importante lembrar que em caso de morte os beneficiários listados ou herdeiros têm direito a todos os rendimentos do titular da previdência privada.

Sendo assim, o pecúlio é mais uma forma de segurança para a família em momentos adversos e inesperados. O pecúlio é um produto à parte da previdência, ou seja, é um outro investimento que terá seus rendimentos e ajudará ainda mais a família ou dependentes em suas finanças.

Vale a pena lembrar que é importante ter atenção aos prazos de carência, exigência de resgate e fornecimento correto dos beneficiários, afinal, se algo acontecer durante o período de carência, o titular e seus familiares não terão o direito a receber o pecúlio.

A grande recomendação é que cada investidor entenda seus objetivos, perfil, possibilidades financeiras de investimentos, taxas e regras para que entenda se essa modalidade faz sentido em sua vida e organização financeira.

Como dissemos, esse é um produto separado, portanto, ele conta com suas taxas e especificidades e é preciso ter atenção para que seja de fato vantajoso. Você já conhecia o pecúlio da previdência privada e suas possibilidades? Aproveite que você sabe um pouco mais sobre essa modalidade e entenda como ela pode ajudar seu planejamento e sua família no futuro!

Autor

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

RADAR PROVENTOS

Saiba em primeira mão as próximas empresas que entrarão em EX.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.