Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você não ganhou a Mega da Virada; e agora?

Data da publicação

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Data da publicação

Tem gente que é radicalmente contra a ideia de apostar na loteria. As suas chances de ganhar alguma coisa são mínimas (1 em 50 milhões para o prêmio principal, um pouco maiores se você levar em conta a Quadra e a Quina), mas quase todos apostaram na Mega da Virada – um mega-sorteio de final de ano que já virou tradição aqui no Brasil.

Este ano, dois vencedores: um bolão de uma loja de shopping em Campinas e um apostador sortudo de Cabo Frio – muita gente ressaltou que ele fez uma única aposta de R$ 4,50, mas, honestamente, o que muda sua chance ser de 1 em 50 milhões e de ser de 3 em 50 milhões? Nada. Se o dono da loja não participou do Bolão, tenho certeza que ele vai ter muito trabalho nos próximos dias para substituir toda a equipe dele.

Fato é: você não ganhou a Mega Sena da Virada e sua vida continua a mesma. E vai continuar na mesma, se o que você está esperando é um evento mágico e improvável para dar uma nova guinada para ela. A respeito da sua vida financeira, você tem uma única certeza: o único responsável para que ela melhore ou piore é você, nenhuma força mágica.

Publicidade

E se você está procurando uma melhoria na sua vida financeira, saiba que você tem (basicamente, ok?) três caminhos distintos para tal e que são muito melhores do que apostar na loteria – justamente por terem muito mais chance de serem impactados positivamente por você. Se é você que está no controle, as chances de sucesso são muito maiores do que depender da mágica da sorte.

Obviamente que nenhum deles vai, de imediato, te dar os R$ 370 milhões que a Mega Sena da Virada premiou na virada do ano, mas esses três pilares vão te colocar no caminho para uma vida financeira melhor. Nenhum deles é excludente um do outro, muito embora o tempo possa ser uma limitação para você.

1 – Aumente seu salário

O primeiro passo é ganhar mais dinheiro. Se você é assalariado, isso envolve aumentar o quanto você recebe por mês. E como você pode aumentar o seu salário? São três as formas “básicas” para isso: você pode pleitear um aumento, ser promovido ou mudar de emprego.

Tanto pleitear um aumento quanto ser promovido dependem exclusivamente do seu mérito dentro da empresa e das regras de remuneração da mesma. Há companhias que são mais engessadas que outras e isso depende muito de caso a caso, mas o trabalho é se tornar um profissional melhor, mais engajado, mais alinhado com a empresa, mais proativo e que apresente resultados melhores.

A postura, o mindset, o comprometimento, tudo isso é o que vai fazer você ser visto positivamente pelos tomadores de decisão da sua companhia. Ninguém quer dar um aumento ou promover alguém que reclama e joga contra a equipe. Você precisa mostrar que está ENVOLVIDO, é capaz de liderar e traz bons resultados.

Por fim, mudar da emprego também é uma opção para você. Alguns setores estão super aquecidos nesta virada de ano, então pode ser que você consiga uma vaga com uma remuneração melhor em outra empresa. Atualize seu currículo, seu perfil no LinkedIn e busque novas oportunidades. Mas cuidado: usar esse artifício diversas vezes vai fazer com que você seja visto negativamente no mercado.

2 –  Empreenda

Se você quer ganhar uma quantia significativa de dinheiro, nível Mega Sena da Virada, empreender talvez seja sua melhor opção. A maioria dos empreendedores não vai muito longe – o dono do mercadinho do bairro, por exemplo -, mas alguns fazem fortunas significativas. Tudo depende do modelo de negócios (5%) e a capacidade de execução (95%).

Publicidade

Empreender é uma decisão de vida completamente transformadora, que tem de ser tomada com muito cuidado e compreensão da sua família. Você pode passar períodos completamente sem renda, e dependendo da situação, tendo mais a pagar do que receber – liquidando patrimônio pessoal para poder cumprir com as obrigações.

É importante também que você se livre de certas ilusões que muita gente tem sobre empreender: na prática, você não está “largando seu chefe” e sim o substituindo por um chefe muito pior, mais chato, com muito menos paciência e tirânico – o cliente. O empreendedor geralmente “não escolhe quando trabalhar”, mas trabalha de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Empreender é extremamente arriscado e difícil, mas pode ser muito recompensador.

3 – Invista melhor

A sua terceira opção de mudar sua vida financeira é investir melhor. De maneira geral, o brasileiro investe muito, muito mal. A poupança tem milhões de adeptos em território nacional e coisas que não são investimento, como Títulos de Capitalização, são tratados como tal. Falta educação financeira: coisa que estamos lutando para prover para o brasileiro.

Investir melhor não é apenas você sair comprando ações ou criptomoedas a rodo – você pode fazer isso de uma maneira estúpida e insegura. É guardar uma parte dos seus rendimentos e saber montar uma carteira balanceada, que atinja os seus objetivos de acordo com o seu perfil. É saber avaliar que tipo de investimento fazer e quando fazer.

Em suma, investir bem é algo extremamente difícil de fazer por si só, já que isso lhe custaria quase tanto tempo quanto um emprego ou um negócio próprio. Mas você pode ficar de olho nas dicas dos especialistas, seguir carteiras recomendadas, balancear direito e ter uma estratégia de investimentos que lhe permita alcançar os objetivos sem grandes dores de cabeça. Tudo isso vai ser muito mais efetivo do que depender da sorte para ganhar dinheiro na loteria.

Felipe Moreno

Autor

Matérias por 1Bilhão – Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.