Vendas no comércio deverão avançar no 3T19

As vendas do comércio, ou seja, as vendas do varejo ampliado, que incluem material de construção e automóveis, devem crescer 0,66% no 3º TRI, frente ao 2º TRI.

Segundo índice de intenção de compra de bens duráveis do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Já em comparação ao mesmo período do ano passado, a projeção de crescimento é de 2,12%.

A pesquisa Intenção de Compra é feita a partir de dados coletados nas redes sociais e em previsões econométricas (tendências, renda real, taxa de juros, inadimplência e prazo médio).

Para o presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, ainda é possível perceber um receio dos consumidores em comprometer o orçamento com gastos extras. ‘Alguns fatores podem influenciar na decisão das pessoas que pretendem efetuar uma compra, como a desconfiança com relação ao emprego, juros altos e a inflação’, explica.

A alta nas vendas do 2º para o 3º TRI tem maior influência das categorias de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria (1,35%), artigos de uso pessoal e doméstico (1,30%), escritório, informática e comunicação (0,94%) e tecidos, vestuários e calçados (0,79%). Já para as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, o IBEVAR projeta um recuo de -8,33% no terceiro trimestre de 2019.

(MR – Agência Enfoque)