O Carrefour divulgou ontem seu resultado referente ao 3T20.

• As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil alcançaram R$19,3 bilhões no 3T20, um crescimento de 29,9% (excluindo gasolina) em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Excluindo gasolina, as vendas LFL cresceram 26,0%, impulsionadas pelas fortes vendas tanto no Atacadão como no Varejo;

• A estratégia de expansão nos formatos de atacado e proximidade nos últimos 12 meses adicionou mais 3,9% de crescimento; com 3 inaugurações de lojas no formato atacado e 2 de proximidade no 3T 20. A rede total de lojas do Grupo Carrefour Brasil atingiu 699 lojas ao final de Setembro de 2020;

• A reabertura parcial das galerias e a retomada dos pagamentos de aluguel levaram as outras receitas do Varejo e Atacadão a retomar o crescimento de dois dígitos no terceiro trimestre. Em base consolidada, no entanto, as outras receitas diminuíram 14,3% a/a, principalmente impactadas pelas receitas do Banco que diminuíram 19%, uma vez que uma abordagem de crédito mais conservadora no início da crise levou a uma redução na propensão do cliente a financiar sua carteira;

• O EBITDA consolidado atingiu R$1,3 bilhão no 3T, um aumento de 18,6% a/a, com uma contribuição significativa do Atacadão e do Varejo. A margem EBITDA foi de 7,7% (-0,5 p.p. a/a) devido principalmente ao aumento extraordinário nas provisões do Banco Carrefour;

• A receita bruta do Atacadão aumentou para R$13,5 bilhões; impulsionada por um crescimento de 25,8% LfL – de longe o maior nível em um trimestre em sua história recente – e uma expansão de 5,5%;

• As vendas do Carrefour Varejo atingiram R$5,2 bilhões no 3T, dando continuidade à tendência observada no 2T e registrando, novamente, expressivo crescimento LfL de 26,6% (ou R$5,4 bilhões e 27,4% incluindo o marketplace), impulsionadas pelo forte crescimento tanto no varejo alimentar (15,4%), quanto no não alimentar (43,6%). O desempenho é ainda mais impressionante ao considerar que o 3T foi marcado pela reabertura do comércio em geral, além da forte base de comparação de 8,8% de crescimento no 3T19, demonstrando a competitividade e presença relevante em ambos os canais online e offline, o que os permitiu manter os mesmos níveis de receitas do 2T e 38% de crescimento em um período de dois anos;

• O lucro líquido ajustado permite uma melhor visão sobre o desempenho do lucro líquido recorrente. Ele é calculado como lucro líquido menos outras receitas e despesas, e o correspondente efeito financeiro e do imposto de renda;

• No 3T20, o lucro líquido ajustado consolidado atingiu R$ 757 milhões ou 4,3% das vendas líquidas; um aumento impressionante de 73,1% em comparação ao 3T19, mais uma vez refletindo a estratégia omnicanal da empresa e sua forte execução. Nos 9M20, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 1,9 bilhão, aumento de 49,6% em relação ao mesmo período de 2019.

Impacto: Positivo. O 3T20 foi marcado pelo sucesso das iniciativas digitais da companhia. As vendas, tanto no varejo alimentar quanto no não alimentar, aumentaram de forma significativa, levando ao maior nível de receita do Atacadão. Os destaques negativos foram para o banco Carrefour e leve diminuição da margem pautada pelo aumento das provisões do grupo.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis