O Value Investing “Investimento em valor” é a tradução desse conceito. Basicamente é investir em ativos depreciados, considerando o valor potencial de um investimento e não o preço estipulado no mercado naquele momento.

Os investidores compram papéis de empresas vistas como abaixo do preço, mas que possuem possibilidades de se valorizar. Essa decisão e interpretação sobre os papéis é individual, porém é importante se basear em motivos plausíveis para confiar no desenvolvimento da empresa.

Quem investe a partir desse formato tem que estar disposto a crescer junto com a companhia, aumentando a sua participação e ganhando dinheiro conforme a passagem de tempo.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

Value Investing: quais os riscos

Os riscos desse tipo de investimento são simples de entender. O Value Investing basea-se no futuro e, até o momento, não podemos viajar no tempo, ou seja, a imprevisibilidade e incertezas são os maiores riscos.

Por isso é fundamental que os critérios de escolha sejam rígidos e bem avaliados. Também é importante uma estratégia bem definida, que possibilite que o investidor consiga seguí-la ao longo do tempo e adaptar quando necessário. 

Ainda é necessário uma boa disciplina de acompanhamento da companhia em relação ao mercado. Assim é possível visualizar como está sendo o desempenho e porque ele está daquela maneira, além de compreender se o investimento ainda faz sentido com as suas metas e prioridades

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade