Vale (VALE3) reafirma que não existe risco iminente de ruptura da barragem de Xingu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, responsável por interditar atividades da empresa no local, afirmou que uma barragem chamada Xingu, na mina Alegria em Mariana, pertencente a Vale, corre “grave e iminente risco de ruptura por liquefação”. Ela foi desativada em março de 2020 pela Agência Nacional de Mineração.

A Xingu não recebe rejeitos de minério de ferro há mais de 20 anos, entretanto; alguns trabalhadores ainda executam atividades no local, o que motivou a ação dos fiscais trabalhistas. De acordo com a superintendência, uma ruptura no local, poderia causar soterramento de trabalhadores em Mariana; já castigada em 2015 por um rompimento da barragem da Samarco, que deixou 19 mortos.

“A análise dos documentos apresentados pela própria empresa revela que a barragem Xingu não apresenta condições de estabilidade, com alguns fatores de segurança para situações não drenadas inferiores a 1,0, oferecendo risco significativo e iminente de ruptura”, disse a superintendência.

A Vale reafirmou que “não existe risco iminente de ruptura da barragem de Xingu e que não houve alteração nas condições ou nível de segurança da barragem, que permanece em nível 2”, do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Impacto: Marginalmente negativo. O temor de um possível novo desastre voltou ao radar de investidores da Vale, que por outro lado, afirma não haver risco iminente de ruptura. A mineradora tem feito um bom trabalho de reconstrução de sua imagem, além de pagamentos emergenciais aos atingidos pelos desastres de Mariana em 2015; e Brumadinho em 2019, bem como o plano de descaracterização de barragens, para prevenir novos acidentes.

Guide Investimentos

Guide Investimentos

A Guide é uma plataforma aberta de investimentos que guia pessoas para que o dinheiro não limite a vida. Conheça mais sobre os conteúdos da corretora em www.oguiafinanceiro.com.br

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.