O destaque positivo do Indicadores Industriais de novembro é a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que está próxima de encerrar o ano em alta, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A UCI ficou em 78,2% em novembro de 2019 após ajuste sazonal. Das variáveis levantadas pelo Indicadores Industriais, a UCI é a única que mostra alta no acumulado do ano até novembro. Nos últimos três meses, a UCI manteve-se acima da média registrada para 2019 até o momento.

O faturamento real da indústria recuou 0,6% em novembro, após ajuste sazonal. A queda é a primeira após uma sequência de cinco altas mensais consecutivas; o faturamento real havia acumulado alta de 4,3% no período. O faturamento de novembro é 0,5% superior ao registrado em novembro de 2018.

Pelo segundo mês consecutivo não há alteração nas horas trabalhadas na produção, considerando a série dessazonalizada. Ao longo de todo ano o indicador vem mostrando pouca variação, mas acumula alguns resultados negativos, sobretudo em março e entre maio e julho. Assim, o indicador mostra queda de 0,6% na comparação com novembro de 2018 e queda de 0,4% ao se comparar o acumulado no ano até novembro de 2019 frente ao mesmo período de 2018.

O emprego industrial manteve-se estável na passagem de outubro para novembro de 2019, considerando a série livre de efeitos sazonais. Em 2019, até novembro, o emprego manteve-se inalterado em seis meses e recuou cinco vezes – sempre com mudanças muito pequenas. Com isso, o emprego muda pouco nas comparações com 2018: queda de 0,4% na comparação com novembro de 2018 e de 0,3% ao se comparar o acumulado até novembro dos dois anos.

A massa salarial real recuou 0,1% em novembro de 2019. É a segunda queda mensal consecutiva (havia recuado 0,5% em outubro) e a sétima no ano. Ressalte-se ainda que, na segunda metade de 2019, as variações positivas estão sendo mais modestas que as quedas. A massa salarial real recua 0,8% na comparação com novembro de 2019, enquanto o acumulado no ano até novembro é 1,5% menor que o registrado em igual período de 2018.

O rendimento médio real pago aos trabalhadores da indústria recuou 0,3% em novembro de 2019. Nos últimos seis meses, o rendimento médio caiu em cinco oportunidades. Assim, o rendimento médio real recua 0,4% na comparação com novembro de 2019 e o rendimento médio acumulado até novembro recua 1,3% em 2019 na comparação com o mesmo período de 2018.

A utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 78,2% em novembro de 2019, após ajuste sazonal. O percentual representa um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação com o registrado em outubro. A UCI de novembro de 2019 é 0,8 ponto percentual acima da registrada em novembro de 2018, enquanto a média no ano até o momento é 0,1 ponto percentual superior à média entre janeiro e novembro de 2018.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis