O primeiro trimestre do ano foi bastante conturbado para o varejo de calçados. As companhias encerraram o período com queda de 53% das vendas, ou uma perda de R$ 13,6 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos de Calçados (Ablac).

72% das lojas do setor estavam abertas. A reabertura gradual dos comércios faz com que as empresas voltem a operar através da multicanalidade e explorar mais o omnichannel, o que pode alavancar suas vendas.

A crise de coronavírus foi a mais impactante para o setor. Com o isolamento social, e consequente aumento do número de pessoas ficando em suas casas, os calçados se tornaram menos prioritários.

A associação ainda considera que 20% das lojas do segmento não conseguirão mais reabrir as portas.

Impacto: Negativo. A crise desencadeada pela pandemia foi a pior sofrida pelo setor de calçados. O produto comercializado pelas empresas é algo que se tornou menos urgente durante a quarentena, o que refletiu na queda das vendas.

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