Como agir no período de Resultados Trimestrais da Empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Resultados Trimestrais

A temporada de resultados trimestrais das empresas finalmente está a todo vapor. A confiança é a essência de um modelo de negócio. Nomes fortes, qualidade, liquidez, preços com potencial, vantagens competitivas, crescimento, longos e sólidos históricos nos servem de guias para acreditar que estamos fazendo a coisa certa.

Como sua trilha de investimento será definida a partir de agora? Cuidado, pois muitos confundem estratégia com resultado desejado.

Enriquecer acertando nas escolhas não é uma estratégia; é resultado desejado.

Em sua trilha, o como chegar é o que mais importa.

Esse é um período em que muitos investidores acabam indo na onda das especulações e são influenciados por outros (efeito sardinha), tendo assim péssimas rentabilidades, podendo até mesmo perder todo o capital investido.

Hoje comentaremos de forma objetiva sobre o que você deve e sobre o que você não deve fazer nesse período, em busca de gerar o maior retorno possível no longo prazo.

Cuidado redobrado

O mercado de ações já é especulativo normalmente, mesmo que não devesse ser, e na época de resultados essa natureza de cassino só aumenta.

Estamos observando a forte entrada de CPFs na Bolsa brasileira. Os juros em níveis mínimos está fazendo esse grande trabalho de “empurrar” algumas pessoas para esse tipo de risco, já outras, entenderam a necessidade de se investir em diferentes oportunidades.

Isso vai ter um final feliz?

Vemos muitos investidores ansiosos por capturar retornos na primeira oportunidade que aparece ou de buscar atalhos em busca de multiplicação de capital.

Engana-se quem projeta alto retorno em curto espaço de tempo. Mesmo que essa possibilidade exista, a probabilidade de acerto diminui o quanto maior a sua pressa. Portanto é muito mais provável ser assertivo em um horizonte de longo prazo.

Na prática, a forma de enfrentar a volatilidade do momento é aproveitar as quedas para reforçar posições da Carteira e as altas mais vigorosas analisar se é viável reduzir posição, sem se desfazer por completo do ativo.

Dessa maneira, fuja da mentalidade de retorno rápido, de encurtar sua trilha ou percorrer atalhos. Construa suas próprias convicções visando o seu futuro, com várias opções que oferecem bons horizontes de longo prazo.

Entenda que certas coisas levam tempo. Investimentos bons precisam de tempo para se materializar. Segundo Aswath Damodaran, o ato de investir é comprar algo por menos do que aquilo que vale. Acompanhando a tese, é coerente que se leve algum tempo para que o mercado veja que o preço do ativo está “errado” e o recoloque ao seu “preço-justo”.

Mas como fazer isso?

Se vamos realmente percorrer esta trilha, as empresas que aumentam seus lucros consideravelmente a cada temporada precisam estar no seu radar de opções. Pois os preços das ações, cedo ou tarde, acompanham o desempenho da empresa.

Visualizar isso através de relatórios de análises é uma das possibilidades.

No Acionista, nós temos as opiniões de analistas de mais de 15 corretoras e bancos discorrendo sobre os resultados, tudo em um só lugar para facilitar e aperfeiçoar o uso do seu tempo. Na nossa página Especial de Resultados, temos a cobertura completa de todos resultados divulgados e as análises das corretoras sobre os mesmos.

O que você deve fazer

Foque no que realmente importa, que são os resultados das empresas, não a cotação das ações após a divulgação dos mesmos. O que define o valor justo de uma empresa são seus fundamentos, que vêm dos resultados da mesma e é estes que guiam a cotação no longo prazo. A reação do mercado no dia seguinte ao resultado poucas vezes é certeira, e essa reação incerta abre oportunidades de compras com desconto.

Aproveite a maior volatilidade criada nesse período. Muitas vezes o mercado exagera na reação de um resultado, fazendo a cotação de uma ação ter uma grande queda, e gera excelentes oportunidades de compra ao investidor.

Questione. Questione sua opinião sobre a divulgação de resultado da empresa, questione aquele relatório analisando essa divulgação, questione a reação do mercado sobre o resultado. Dessa maneira você irá aprender e evoluir como investidor.

Aproveite os releases de resultados para conhecer ainda mais sobre a empresa e seus controladores. Conhecer a empresa é essencial antes de investir na mesma, para evitar surpresas indesejadas. Somente conhecendo a empresa, bem como os responsáveis na gestão e nos projetos adiante permitirá que você se sinta confortável em manter as ações no longo prazo.

Aprenda e se torne um investidor melhor. Ninguém nasce sabendo uma fórmula mágica para investir, e erros serão cometidos na jornada. Os maiores investidores do mundo, como Warren Buffett e Peter Lynch, já cometeram erros que custaram bastante, então é perfeitamente normal que você cometa erros, mas você PRECISA aprender com os mesmos.

Lembre-se sempre, nós do Acionista estamos aqui para te ajudar a investir melhor e sempre fornecer o melhor conteúdo possível para que você tenha sucesso na sua jornada.

O que você NÃO deve fazer

Seguir a dica quente que garante ser a “próxima Magazine Luiza”. Isso é especulação e do futuro ninguém sabe. Seguindo estas “dicas” você está propenso à correr riscos que talvez desconheça. Portanto evite aportar seu suado dinheiro em uma ação só por ela ser bastante falada no twitter ou alguma rede que você acesse.

Se apavorar (tanto para mais quanto para menos) com o resultado ou com as cotações, tomando decisões precipitadas por isso. Nós nunca cansamos de comentar: o mercado é irracional, e seguir a manada te fará perder dinheiro.

Comprar uma ação sem conhecer a empresa. Isto é, nunca compre uma ação se você não sabe como a companhia ganha dinheiro, não conhece seus competidores, não conhece seu histórico. O motivo para isso é simples, como você se sentiria caso amanhã visse que a ação que você tem em carteira por ter seguido uma “dica quente” do amigo está caindo 10%? Sem conhecimento da empresa, não haveria confiança em manter a mesma no portfólio, seguindo a manada e perdendo seu rico dinheirinho.

Concluindo

A temporada de resultados é sempre muito aguardada pelos investidores, afinal, informações relevantes sobre as empresas das quais somos sócios são publicadas. Além disso, essa época gera mais volatilidade, o que acaba por gerar mais oportunidades.

Dessa maneira, é importantíssimo ter em mente também que os resultados podem vir ruins por efeitos pontuais, então se a empresa teve dois trimestres ruins seguidos, mas tem um histórico de geração de valor ao seu acionista, de lucros consistentes, é sempre bom esperar e dar uma chance para a mesma.

Portanto, esperamos que essa etapa o ajude a tomar decisões acertadas nessa temporada de resultados, além de evitar erros bobos que boa parte dos iniciantes cometem.

Também é extremamente importante ficar atento à data de divulgação de resultados das empresas, e como já falamos no artigo, à opinião dos analistas das corretoras.

Na nossa Agenda de Resultados oferecida no Clube Acionista, você encontra de forma dinâmica o calendário completo das divulgações de resultados, das teleconferências das empresas e tudo que você precisa para saber quanto a empresa que você tem em carteira ou tem interesse em se tornar sócio.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.