A TIM se manteve no topo do Ranking Estadual de Reclamações com aumento de 63% no número de registros, que saltaram de 2.325 em 2018 para 3.787 em 2019. A Via Varejo também apresentou aumento no número de reclamações registradas: de 2.264 em 2018, para 3.556 em 2019, uma alta de 57%.
A Vivo/Telefônica, caiu uma posição em relação ao ano de 2018, mas, da mesma forma que a TIM e a Via Varejo, subiu o número de reclamações: de 2.279 para 2.437. A Claro, por sua vez, permanece no 4º lugar do ranking, apesar de uma pequena redução no número de reclamações, de 2.069 para 1.924. Já o Itaú Unibanco, que estava em 8º lugar em 2018, com 1.137 reclamações, passou para a 5º posição com 1.673 reclamações em 2019.
As Reclamações Fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo. As reclamações do Procon-SP representam 58% do total e as dos Procons Municipais conveniados, 42%.
Clube Acionista
A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos
Agendas
Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.
Análises
Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.
Carteiras
Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.
Recomendações
Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.