Tesouro Direto: o que é e como investir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto faz parte de um programa do Tesouro Nacional que permite compartilhar as negociações de títulos públicos federais. Você se torna credor do governo que precisa captar recursos para financiar seus projetos.

Como investir no Tesouro Direto?

É recomendado abrir uma conta em uma corretora de valores. O site do Tesouro Direto fornece as informações básicas sobre quais os ativos e como investir. O diferencial das corretoras é que elas podem fornecer também suporte individual ao investidor. Acesse o E-book do Acionista sobre o Tesouro para entender todos os detalhes.

Características principais:

RiscoInvestimento MínimoResgateImpostoFuncionamento
BaixoR$30Quando quiser15% a 22,5%Dias úteis, entre às 9h e 18h

Qual o rendimento de cada tipo de Tesouro Direto?

Tesouro Selic: Indicado para quem quer começar. Ele mantém o poder real de compra, protegendo o investidor da inflação e pode ser vendido a qualquer momento sem prejudicar a rentabilidade.

Tesouro Prefixado: A taxa de rendimento é definida no ato da compra. Caso o investidor queira resgatar o título antes do prazo final, o Tesouro pagará a conforme o valor de mercado na data da venda, e não baseado na rentabilidade contratada.

Tesouro IPCA: É uma aplicação que acompanha a inflação aferida pelo IPCA, junto à uma taxa de juros prefixada. Por isso, prevê ganhos acima da inflação.

Para quem é indicado investir

Por ser um rendimento de renda fixa e baixo risco é indicado para quem tem o perfil conservador. Ele também pode ser importante para quem tem uma estratégia de controle de risco na carteira. Ele funciona bem se você tem o objetivo de usar o dinheiro no curto espaço de tempo ou desejar ter a possibilidade de resgatar a qualquer momento.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.