Publicidade

Tesouro Direto a opção segura e rentável para investir em Renda Fixa

Data da publicação

Marcos Vinicius Pereira é Graduado em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Francisco de Assis e faz parte da equipe Acionista desde Setembro de 2019.

Data da publicação

Essa semana o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu aumentar a Selic, a taxa básica de juros, para 9,25% tornando os ativos da renda fixa mais atrativos.

Os investidores que buscam obter rendimentos nesse tipo de investimento podem encontrar boas opções para aplicar o seu dinheiro.

Os títulos de renda fixa se destacam pela segurança e por oferecer uma boa rentabilidade em época de muitas incertezas no mercado financeiro.

Publicidade

Para aproveitar o momento de alta na taxa de juros separamos uma série de investimentos em renda fixa começando pelo Tesouro Direto.

O investimento mais seguro da Renda Fixa

Todas as aplicações no Tesouro Direto são 100% garantidas pelo Tesouro Nacional, isso significa que entre todos investimentos existente na Renda Fixa ele é o mais seguro.

A liquidez diária é outro ponto positivo pois permite que o investidor saque imediatamente os valores aplicados quando for preciso.

Há diversas opções para investir no Tesouro Direto e elas se encontram dentro das três tipos principais que são Selic, Prefixados e IPCA.

Tesouro Selic

Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto.

É indicado para quem tem objetivos de curto prazo ou quer formar uma reserva de emergência. O título possui rentabilidade diária vinculada à taxa Selic.

Deste modo a sua rentabilidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a variação da taxa básica de juros da economia.

Publicidade

Como não paga juros semestrais, é mais interessante para quem pode deixar o dinheiro render até o vencimento do investimento.

Tesouro Prefixado

Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento.

É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título é indicado para aqueles que querem realizar investimentos de médio e longo prazo.

Existem dois tipos de títulos de Tesouro Prefixado, o que paga os juros determinados no momento da compra e é interessante para quem pode manter o valor aplicado até o vencimento do título.

Já o prefixado com juros semestrais paga juros a cada semestre (cupons de juros) ideal para quem precisa dos seus rendimentos com mais rapidez.

Tesouro IPCA+

A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada, eles também contam com opções para o investidor receber juros semestrais ou na data de vencimento do título.

São Indicados por muitos especialistas para objetivos de longo prazo como a aposentadoria, o Tesouro IPCA+ tem como vantagem a não desvalorização do dinheiro com o passar do tempo, mantendo o poder de compra do investidor.

No Clube Acionista você encontra diversas análises e atualizações sobre o mercado de renda fixa.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

Autor

Marcos Vinicius Pereira é Graduado em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Francisco de Assis e faz parte da equipe Acionista desde Setembro de 2019.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.