Publicidade

Terra: IBC-Br começa 2022 com grande frustração

Data da publicação

Categoria

Com duas décadas de história, a Terra Investimentos conquistou a liderança no mercado agro e expandiu sua atuação no mercado financeiro e de capitais. Conheça mais sobre os conteúdos da corretora em www.blog.terrainvestimentos.com.br

Categoria

Data da publicação

O indicador de atividade econômica do Banco Central, IBC-Br, encolheu 0,99% m/m em janeiro. Em comparação com janeiro de 2021, o índice avançou míseros 0,01% a/a.

Este resultado ficou muito abaixo da nossa estimativa (+1,4% m/m) e da expectativa mediana do mercado (+0,77% m/m). Apesar do fraco desempenho de janeiro, a divulgação foi acompanhada de uma significativa revisão dos resultado

s dos últimos meses, como mostrado no gráfico abaixo. Após a revisão da série histórica o crescimento de 2021 passou de 4,50% para 4,59%.

Embora não exista uma abertura formal do IBC-Br, o que observamos em janeiro é que o desempenho do setor de serviços, ainda que seu volume tenha encolhido na margem, foi o que impediu uma queda ainda mais aguda do IBC-Br.

Botton line: o resultado do IBC-Br foi, novamente, pressionado para baixo pelo desempenho da indústria – que sofre com seus problemas de oferta. Em contraste com os meses anteriores, não houve a compensação do setor de serviços, que não mais colhe as low hanging fruits do fim das medidas de distanciamento social.
Acrescente a isto (1) a corrosão do poder de compra das famílias tolhendo o consumo privado e (2) incerteza e aperto monetário engavetando investimentos e temos o cenário básico (e triste) do que esperamos para atividade econõmica no ano de 2022.

Nossa projeção para o IBC-Br de fevereiro é – -1,04% a/a e -0,2% m/m.

Autor

Com duas décadas de história, a Terra Investimentos conquistou a liderança no mercado agro e expandiu sua atuação no mercado financeiro e de capitais. Conheça mais sobre os conteúdos da corretora em www.blog.terrainvestimentos.com.br

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.