Schwartsman: Guedes está fazendo o ‘papel do sapo’ e a ‘água está fervendo’

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

A possibilidade de saída do ministro Paulo Guedes do governo é uma possibilidade que precisa ser contemplada, avalia economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central (BC).

Schwartsman disse não acreditar que a saída do ministro da Economia vai acontecer no prazo curto. O economista fez, porém, um paralelo da situação de Guedes da Economia com a anedota do sapo na panela que não percebe a água esquentar até ferver e morrer. “O ministro está fazendo o papel do sapo e a água está fervendo”, disse Schwartsman ao participar de debate na Jovem Pan.

A agenda do ministro da Economia, frisou o ex-diretor do BC, não é a mesma do presidente. “O ministro Paulo Guedes está sendo desidratado a cada dia. O programa apresentado na eleição não era um programa para valer. Como ministro é pessoa inteligente, acho que percebeu isso”, comentou.

Segundo o economista, a prioridade do presidente Jair Bolsonaro não tem nada a ver com ajuste fiscal, teto dos gastos ou desestatização, mas sim garantir a reeleição e ele sentiu o “gostinho” da popularidade ao liberar o auxílio emergencial na pandemia. “Eu gasto mais e a minha chance de reeleição aumenta e tem um ministro chato que quer impedir isso”, observou Schwartsman, acrescentando que a maior consequência de não reequilibrar as contas públicas será uma reversão total do quadro atual de inflação baixa.

Ao lembrar o papel do presidente no debate da reforma da Previdência, principal medida econômica aprovada até agora no mandato, Schwartsman lembrou que Bolsonaro pediu mais desculpas pela mudança nas regras das aposentadorias do que pela tragédia do coronavírus.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira