Os principais agentes intermediadores do mercado financeiro são classificados de acordo com a área de atuação, considerando sua capacidade de oferta de credito ou de indenizações e garantias.
Estes que possuem a função de aproximar agentes superavitaros e deficitário.
O superavitário é aquele que a renda excede as despesas, ou seja, possui dinheiro para suprir todas as necessidades e ainda sobra capital. Na prática seria o investidor que aplica o dinheiro em alguma instituição financeira para obter algum rendimento.
Por outro lado, há aquele deficitario, cuja renda não cobre as despesas, portanto, suas necessidades não permitem que sobre dinheiro. No dia a dia, é aquele que solicita ao banco algum empréstimo ou financiamento.
Os principais agentes intermediadores do mercado são:
Os bancos comerciais, os bancos de desenvolvimento e investimento, instituicoes que operam no mercado de câmbio, cooperativos de credito, seguradoras, fundos de previdencia complementar, arrendamento mercantil, agencias de fomento, entre outros.
Por estarem em contato direto com os clientes, são os responsáveis por alocar os recursos dos poupadores (investidores) para os tomadores, que passam a ser devedores.
ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.