Sabedoria Financeira pela ótica do Rei Salomão

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Salomão foi o homem mais rico dentre todos os personagens citados na Bíblia.

A grande riqueza do rei Salomão está diretamente ligada à sabedoria.

Como podemos observar na passagem do livro de Segunda Crônicas 1 a partir do versículo 7:

Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.

Como é possível trazer os ensinamentos de Salomão para os dias atuais e aplicá-los na prática da nossa realidade financeira?

Para responder a esta pergunta vamos “passear” pelo livro de Provérbios de Salomão e analisar 4 grandes ensinamentos que ele traz para nós.

1 – TUDO VEM DE DEUS – Aquele que confia nas suas riquezas cairá (Provérbios 11:28).

O dinheiro é muito importante em nossas vidas, diria até fundamental para determinadas coisas. A Bíblia é um livro    que tem conselhos práticos sobre a vida financeira. Ela diz onde o dinheiro deve estar em nossa escala de valores. Contudo, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Não devemos idolatrar o dinheiro e nem sermos escravos dele.

O que você tem feito com o dinheiro que Deus tem confiado a você?

Quer ver um exemplo prático e atual? Muitos investidores perderam suas fortunas ou boa parte delas com as quedas acentuadas na Bolsa de Valores mundo a fora por causa dos efeitos da Covide-19. Outros perderam empregos, renda, patrimônio. Tudo isso nos mostra que não temos controle de nada. E que tudo vem de Deus.

 Contudo, devemos fazer a nossa parte e saber administrar com sabedoria as nossas finanças.

2 – A IMPORTÂNCIA DA RESERVA ESTRATÉGICA – Vai ter com a formiga, ó preguiçoso (Provérbios 6:6).

A formiga não tem chefe e nem superior, mas prepara no verão o seu pão, ajuntando provisão para o inverno.

Veja como a formiga, um ser tão pequeno, é tão cheio de sabedoria. Precisamos tirar como lição desse ensinamento a importância de termos uma reserva estratégica ou reserva de emergência, como é conhecida.

A vida é cheia de surpresas e imprevistos. A perda inesperada do emprego, uma doença na família, a crise atual que estamos enfrentando, dentre outras eventualidades podem levar muitas pessoas ao sombrio mundo das dívidas ou a perda de bens que levou anos para conquistar. Qualquer um de nós está sujeito a algo que fuja ao nosso controle, o que muda é a maneira como cada um se prepara para lidar com essas mudanças de planos.

A reserva estratégica deve corresponder ao período de seis meses a um ano de despesas essenciais de uma pessoa. No entanto, cada um tem suas próprias necessidades essenciais e por isso a quantidade de meses e o valor pode variar para cada um. As despesas essenciais são contas residenciais, alimentação, transporte, saúde e lazer. Por isso uma recomendação de que se faça um levantamento detalhado das necessidades mensais para calcular quanto seria o valor ideal desta reserva.

3 – MINIMIZE AS DÍVIDAS – O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo de quem empresta (Provérbios 22:7).

Dívidas, conseguimos viver sem elas?

Se você é uma dessas pessoas que vive no cheque especial, só paga o mínimo do cartão de crédito, pega empréstimos com frequência, devo lhe dizer que você está endividado. E o que é pior, está vivendo num círculo vicioso de péssimos hábitos financeiros.

Mas você não é o único nesta situação. Hoje no Brasil são mais de 63 milhões de pessoas inadimplentes, segundo dados do Serasa Experian.

Agora é a hora de fazer a diferença. Comece com um levantamento minucioso das suas dívidas. Pegue papel e caneta, ou computador se preferir e anote tudo. Valor, data de vencimento, qual percentual de juros se for pagar em atraso.

Coloque-as em ordem de prioridade, por exemplo cartão de crédito que tem juros mais altos. Dividas com garantia, como financiamento da casa e do carro.

Lembre-se de que o mais importante neste momento é evitar contrair novas dívidas.

4 – O TEMPO É IMPRESCINDÍVEL – Quem planeja e trabalha com dedicação terá fartura; quem quer ficar rico da noite para o dia acaba na miséria (Provérbios 21:5).

A Bíblia nos ensina que devemos fazer planos e agir diligentemente.

Ser uma pessoa diligente é ser zelosa, cuidadosa, ter atenção e prontidão. E com a nossa vida financeira não pode ser diferente. Temos que refletir antes de tomar uma decisão de consumo, evitando comprar por impulso. O que pode levar às dívidas, a inadimplência e a pobreza.

Quando agimos com atenção e somos dedicados a aprender sobre Educação Financeira e sobre Investimentos conseguimos multiplicar a nossa renda e viver com uma melhor qualidade de vida. Sem esquecer que o tempo é muito importe para que a nossa vida financeira se estabeleça perene e sustentável.

A Bíblia é o maior “Best Seller” da história. Dela podemos tirar os ensinamentos necessários para uma vida próspera em todos os sentidos e não apenas financeiramente.

Momentos de crise são fundamentas para crescermos e mudarmos velhos hábitos e comportamentos. Aproveite e coloque em pratica os ensinamentos de Salamão na sua vida ainda hoje!

Até breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira