Publicidade

Sabedoria financeira: Como fazer o primeiro investimento

Data da publicação

Categoria

A Suno Research é uma casa de análise de investimentos focada em fornecer as melhores informações para o público interessado no mercado de capitais. Conheça mais sobre os conteúdos da casa de análise em www.suno.com.br/artigos

Categoria

Data da publicação

Imagem: senivpetro-Freepik

O primeiro investimento costuma ser feito de forma receosa. O investidor iniciante ainda está sondando o mercado, vendo em qual tipo de perfil se encaixa. Os valores aplicados também tendem a ser menores, justamente pelo receio de perder dinheiro.

Entretanto, com preparação é possível fazer boas escolhas para ingressar no mundo dos investidores. A questão é: por onde começar e onde fazer o primeiro investimento?

Se preparando para fazer o primeiro investimento

Quanto mais informação se tem sobre algo, mais fácil é entender como este meio funciona. Desta forma, é mais fácil escolher qual aplicação se encaixa melhor no seu perfil e estimar qual é o principal benefício de cada uma delas.

Uma dica é não aplicar o seu dinheiro sem antes conhecer o funcionamento do título em questão. Isso porque cada modalidade possui peculiaridades que vão muito além do rendimento em si.

Quais são as melhores aplicações para fazer seu primeiro investimento?

Não é obrigatório que o primeiro investimento seja feito na renda fixa.

Dependendo de como você se preparou, fazer o primeiro investimento em renda variável também é uma boa oportunidade de negócios.

Quem deseja sentir o mercado pode ter esta experiência, com riscos calculados e boa rentabilidade aplicando em ações.

A grande vantagem das ações é a possibilidade de escolher em qual tipo de negócio deseja colocar o seu dinheiro.

Além da vantagem de resgatá-lo em caso de queda repentina ou necessidade do dinheiro em si.

Porém, há também os fundos imobiliários, que são conhecidos por proporcionar ótimos retornos recorrentes aos investidores, além do ganho de capital do ativo em si.

Começando a investir em renda fixa

Para os mais tradicionais, a opção de renda fixa costuma ser atraente. Isso porque muitas destas aplicações são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Entre as principais opções de renda fixa para fazer o primeiro investimento, estão:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • Tesouro Direto.

A grande vantagem da renda fixa é a segurança proporcionada pelo FGC, que só não cobre o Tesouro Direto..

Afinal, ele garante a segurança da aplicação em até R$ 250 mil por instituição.

Lembrando que a rentabilidade da renda fixa tende a ser menor do que a da renda variável

Dentro da renda fixa, existem as opções de aplicações pré e pós-fixadas.

Com as pré-fixadas, o investidor sabe exatamente o quanto receberá quando o prazo do título acabar.

Nas pós-fixadas, este valor irá variar de acordo com o índice na qual elas estiverem indexadas. Além disso, é preciso observar a data de vencimento da aplicação.

Isso porque, se porventura for preciso retirar o dinheiro antes do término do prazo, o investidor pode ter prejuízo. A não ser que a aplicação tenha seu rendimento baseado na Selic, como acontece com uma vertente do Tesouro Direto (Tesouro Selic).

Como continuar a investir após o primeiro investimento?

O primeiro investimento costuma vir carregado de expectativas acerca do seu rendimento.

Porém, um dos pontos que precisam ser observados é que para ganhar dinheiro, é preciso aplicar dinheiro.

Isso quer dizer que não dá para ficar rico investindo na bolsa se o investimento em questão for ínfimo.

Para quem ainda não tem grandes somas de dinheiro para aplicar, é possível construir este patrimônio ao longo dos anos, inclusive com a ajuda de aplicações financeiras.

Mas é preciso compreender que começar a investir é um processo que demanda bom planejamento e execução clara. Por isso, é importante procurar auxílio de quem conhece este mercado.

Crie uma estratégia vencedora na Bolsa de Valores com a Suno Ações

Conte a ajuda dos profissionais da Suno Research e encontre as melhores oportunidades de investimento em ações da bolsa brasileira.

Se você quer começar a investir em ações e não sabe por onde começar, ou já investe, mas quer criar uma estratégia com resultados mais consistentes, a Suno Ações é para você.

Conforme a Suno Research, a casa tem apoiado investidores iniciantes e experientes a conquistarem melhores resultados na Bolsa de Valores, seguindo a filosofia dos maiores investidores da história, o Value Investing.

Nessa assinatura, você terá acesso a uma série de recursos e às indicações de investimentos dos nossos analistas em duas estratégias:

  • Uma com foco em dividendos.

Assim você irá receber uma parte do lucro líquido de forma recorrente das empresas em que é acionista.

  • E outra com foco em valor.

Acima de tudo, você poderá comprar ações em preços interessantes e construir um patrimônio sólido no longo prazo.

Saiba como a Suno Ações vai simplificar sua vida na hora de investir:

Conte com um time de analistas CNPI especializados em ações. Ao qual passam o dia inteiro estudando as empresas, bem como, fazendo análises robustas antes de fazer qualquer recomendação para você.

Tome decisões com confiança. Dessa forma, seguindo as carteiras recomendadas em duas estratégias de ações: uma com foco em dividendos e outra com foco valor.

Acesse uma série de materiais didáticos. Assim como vídeos e podcasts, além de plantões de dúvidas diretamente com nossos analistas, e ganhe cada vez mais autonomia para tomar decisões com confiança.

E tenha todos os recursos para criar a sua mais completa e robusta carteira de investimentos. Em síntese, com uma estratégia de base sólida, tornando-se acionista de empresas com bons fundamentos e que paguem bons dividendos.

Tudo para facilitar a sua vida por completo na hora de investir.

COMECE AGORA POR AQUI.

Autor

A Suno Research é uma casa de análise de investimentos focada em fornecer as melhores informações para o público interessado no mercado de capitais. Conheça mais sobre os conteúdos da casa de análise em www.suno.com.br/artigos

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.