Publicidade
Publicidade

Risco político; saiba o que é e como afeta o mercado financeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Cada investimento pode ser afetado por diferentes fatores, o primeiro passo é reconhecê-los, o risco político esta entre as necessidades para atentar-se antes de investir.

Direto para a prática:

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

Como funciona o Risco Político

Empresas e investidores que desejam participar do mercado precisam se adequar às leis e regulamentações do país, como muitos dizem: “saber jogar o jogo” ou “entender onde está colocando o pé”.

Publicidade


Para empresas, os motivos de se aventurar em um mercado são diversos, entre as características que orientam o processo de escolha – onde executar suas operações -, é possível ressaltar a existência ou não de tarifas e se consistem em mercados protegidos. No mesmo sentindo, estão as decisões sobre onde abrir capital (IPO) no intuito de colher os melhores benefícios para manter a estratégia de crescimento em progresso.

Publicidade

Insights para alavancar seus ganhos como acionista das cias

Mercados protegidos representam uma vantagem para as empresas, pois o custo de exportação para esses mercados torna-se muito elevado. No racional deste custo, está a lógica do: “você paga pela segurança”; por este motivo, países emergentes, por serem mais arriscados, oferecem um risco-retorno maior.

Para os investidores, o risco político pode dificultar a saída de capitais do país, ou a limitação de entrada. A fato gerador deste tema está, normalmente, ligada às questões legais que podem ser premeditadamente restritivas, com o intuito de proteger a economia local. Assim como, àquelas não premeditadas, decorrentes de entraves relacionados a uma legislação ultrapassada ou mal formada.

Os principais geradores de risco político são:

  • Intervenção do Governo
  • Corrupção
  • Burocracia
  • Excesso de Protecionismo
  • Barreiras de investimento ou comércio
  • Legislação desfavorável
  • Fracasso na condução política e administrativa
  • Instabilidade social e política

Dentre que àqueles mais comuns e observado no mercado financeiro, tentando sempre precificar as consequências dos fatos, está a corrupção em conjunto com a insegurança jurídica e o fracasso na condução política associada com a instabilidade social e política.

Estes fatores, basicamente, desestimulam o crescimento de um ambiente confiável para negócios. Coloca-se, então, no preço dos investimentos (- depreciando-o) por conta do elevado risco para um dado retorno esperado.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.