Cada investimento pode ser afetado por diferentes fatores, o primeiro passo é reconhecê-los, o risco político esta entre as necessidades para atentar-se antes de investir.

Direto para a prática:

Como funciona o Risco Político

Empresas e investidores que desejam participar do mercado precisam se adequar às leis e regulamentações do país, como muitos dizem: “saber jogar o jogo” ou “entender onde está colocando o pé”.

Para empresas, os motivos de se aventurar em um mercado são diversos, entre as características que orientam o processo de escolha – onde executar suas operações -, é possível ressaltar a existência ou não de tarifas e se consistem em mercados protegidos. No mesmo sentindo, estão as decisões sobre onde abrir capital (IPO) no intuito de colher os melhores benefícios para manter a estratégia de crescimento em progresso.

Mercados protegidos representam uma vantagem para as empresas, pois o custo de exportação para esses mercados torna-se muito elevado. No racional deste custo, está a lógica do: “você paga pela segurança”; por este motivo, países emergentes, por serem mais arriscados, oferecem um risco-retorno maior.

Para os investidores, o risco político pode dificultar a saída de capitais do país, ou a limitação de entrada. A fato gerador deste tema está, normalmente, ligada às questões legais que podem ser premeditadamente restritivas, com o intuito de proteger a economia local. Assim como, àquelas não premeditadas, decorrentes de entraves relacionados a uma legislação ultrapassada ou mal formada.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Os principais geradores de risco político são:

  • Intervenção do Governo
  • Corrupção
  • Burocracia
  • Excesso de Protecionismo
  • Barreiras de investimento ou comércio
  • Legislação desfavorável
  • Fracasso na condução política e administrativa
  • Instabilidade social e política

Dentre que àqueles mais comuns e observado no mercado financeiro, tentando sempre precificar as consequências dos fatos, está a corrupção em conjunto com a insegurança jurídica e o fracasso na condução política associada com a instabilidade social e política.

Estes fatores, basicamente, desestimulam o crescimento de um ambiente confiável para negócios. Coloca-se, então, no preço dos investimentos (- depreciando-o) por conta do elevado risco para um dado retorno esperado.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade