Os pequenos criadores e criadoras potiguares poderão se cadastrar no Programa de Venda em Balcão durante a 25ª Expo Potengi, que será realizada entre esta sexta-feira (10) e domingo (12). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá montar um ponto de atendimento ao público no evento. No local, além das novas inscrições, também será possível atualizar os dados de cadastro, bem como realizar a compra do milho comercializado pela estatal, ou ainda retirar o cereal já adquirido.

“Esta ação inovadora busca aproximar a Conab do agricultor, cumprindo com o seu papel de apoio à atividade”, destaca o superintendente regional da Companhia no Rio Grande do Norte, Sebastião José de Arruda Júnior. “A ideia inicial era que o ponto fosse apenas para a retirada do milho. Mas verificamos as possibilidades internas e com os organizadores do evento e também iremos oferecer o serviço de compra no local”, reforça.

A Conab enviará à 25ª Expo Potengi 15 toneladas de milho. O criador que desejar assegurar o produto pode realizar a compra antecipada por meio do WhatsApp, por meio do número (84) 4006-7635. Aqueles que não possuem cadastro ou precisam atualizar as informações podem procurar o ponto de atendimento da Companhia para regularizar a situação e assim, adquirir o produto ofertado pela estatal. O cereal adquirido deverá ser retirado no sábado, durante o evento.

O ProVB possibilita o acesso dos pequenos pecuaristas do RN, aos estoques públicos onde podem adquirir até 27 toneladas de milho por mês, de acordo com o tamanho do plantel. O Programa é destinado aos pequenos criadores, entre suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos) e coturnicultores (codornas), que sejam detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa, ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O programa estende-se também aos criadores que, embora não detentores ativos destes documentos, explorem imóvel rural com área equivalente a até dez módulos fiscais ou cuja renda bruta anual oriunda da atividade atenda ao limite vigente no âmbito do Pronaf.

O cereal é comercializado pela Conab por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local. Com o ProVB, o setor público tem assegurado suprimento regular de insumos a inúmeras propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento de um dos mais representativos segmentos da economia nacional.

Demais ações – Durante a 25ª Expo Potengi, Arruda participará da solenidade de abertura da feira, no dia 10 de maio. Ao longo de todos os dias do evento, representantes da Conab fornecerão panfletos, folders e orientações sobre os principais programas e ações executadas pela estatal em estande compartilhado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

No local, os participantes do evento poderão tirar as dúvidas sobre as ações de apoio ao setor, inclusive àquelas voltadas aos agricultores familiares e aos extrativistas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e o Leilão pra Você.

A Expo Potengi é uma promoção do Governo do Estado, por meio da SAPE (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca), em parceria com a Prefeitura de São Paulo do Potengi e a Associação Norte Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC). A expectativa é de que o evento possa atrair um público de 20 mil pessoas durante todos os dias de festividade.

Serviço:
25ª Expo Potengi
Data:10,11 e 12 de maio
Horário: das 16h às 22h
Local: Parque de Exposições Francisco Bezerra de Brito
Av. Potengi, 120, São Paulo do Potengi – Rio Grande do Norte

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!