No dia 20 de março a Riachuelo tomou a decisão de fechar todas as suas lojas e assim colaborar com o isolamento social.

As fábricas da Guararapes, que vinham produzindo coleção de inverno, foram paralisadas na semana do dia 16 de março e assim continuam até a data de hoje. Nesta mesma semana, a companhia também solicitou a paralisação da produção de pedidos em fornecedores parceiros.

A Companhia acessou suas linhas de crédito junto aos bancos para reforçar ainda mais sua posição de caixa. Desta forma, R$ 200 milhões foram captados ainda no 1T20 e outros R$ 800 milhões em abril, totalizando R$ 1 bilhão de reais em captações adicionais.

Durante a pandemia, disponibilizaram o “Click and Collect” para todas as lojas, atendimento via WhatsApp também em todas, o serviço de drive thru está em 156 lojas e o “Ship from Sore” já está concluído e será implementado a partir de junho.

Entre os principais destaques, estão:

• Receita Líquida cresceu 0,1% no 1T20 em relação ao mesmo período de 2019, atingindo R$ 1.625 milhões no
trimestre;

• Vendas em mesmas lojas cresceram 12,1% em janeiro, 12,8% em fevereiro e decresceram 38,4% em março,
totalizando um decréscimo de 5,2% no 1T20;

• Despesas Operacionais, cresceram7,5% no 1T20 em relação ao mesmo período de 2019;

• EBITDA Ajustado caiu 71,3%, atingindo R$ 36,4 milhões no 1T20, e a margem EBITDA Ajustada sobre a receita
líquida consolidada atingiu 2,2%;

• Prejuízo Líquido atingiu R$ 41,6 milhões no 1T20;

• O nível de perda do cartão Riachuelo, incluindo cartão bandeira, atingiu 7,7% ao final deste primeiro trimestre, acima do 7,0% reportado no 1T19. O nível de perda das operações de empréstimo pessoal atingiu 25,8% enquanto a carteira de tal operação, sem considerar encargos, totalizava R$ 686,5 milhões ao final de Março de 2020 com uma queda de 8,2%;

• O ticket médio do Cartão Riachuelo totalizou R$ 192,5 no trimestre, 8,7% acima dos R$ 177,1 registrados no mesmo período do ano anterior. A base total de cartões atingiu 32,7 milhões de plásticos, sendo 257,3 mil unidades emitidas somente neste primeiro trimestre de 2020;

• A alavancagem financeira líquida da Companhia encerrou o trimestre em 1,6x Ebitda vs. 1,2x no 4T19.

Impacto: Marginalmente negativo. A companhia encerrou o trimestre com prejuízo líquido de R$42 milhões. Sua operação começou a sofrer maiores alterações a partir do dia 16 de março, quando suas fábricas foram paralisadas. Ainda assim, a Riachuelo antecipou uma série de medidas digitais que seriam implementadas nos próximos períodos, o que contribui para o seu desempenho dentro do e-commerce.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis