Para qualquer situação a reserva de emergência deveria ser o primeiro investimento e por isso deve ser feita em algum ativo seguro e líquido. Ou seja, a segurança está na baixa probabilidade de perdas e alta liquidez é a facilidade de ter em mãos o dinheiro “rápido”.

Portanto é necessário que esteja disponível a qualquer momento em caso de necessidade inesperada. Podendo ser no caso de uma demissão, urgência médica ou algum acontecimento deste tipo.

A Reserva de Emergência é um investimento que TODOS devem ter

O motivo disso é que não podemos evitar os contratempos. E devemos tentar diminuir os danos quando os acasos aparecem. Assim recorrer a empréstimos bancários com juros extremamente altos pode ser evitado, por exemplo. A reserva tem esse propósito.

Se nada acontecer, será sempre um dinheiro bem alocado em um investimento bem protegido e bastante conservador. Esta é a finalidade da Reserva de Emergência.

A quantidade ideal para um reserva de emergência

Cada pessoa possui uma quantidade particular. A melhor maneira de resolver isso é com uma simples pergunta: Se toda sua fonte de renda terminasse hoje? Por quanto tempo você consegue se bancar?

A quantidade ideal para uma reserva de emergência deve proteger você cerca de seis meses a um ano. Portanto realize um levantamento de suas despesas mensais e some estes gastos para seis a doze meses. O valor total sugere um estimado ideal para uma reserva de emergência.

Onde investir a reserva de emergência

Como é um dinheiro que precisa estar disponível a qualquer momento, ele deve ser aplicado em um local seguro e líquido. Assim você evita surpresas negativas na hora de sacar ou desmontar o investimento.

Portanto o ativo que melhor atende tudo que foi abordado é o Tesouro Selic.

Este é o ativo mais seguro do país. Pois você só não receberia seu dinheiro se o país quebrar e a probabilidade de isso acontecer é muito baixa eM relação aos outros emissores de títulos de dívida.

A liquidez é alta. Os recursos do Tesouro Direto estão disponíveis para saque diariamente, caindo na conta do investidor no dia seguinte (D+1). Além disso, a rentabilidade é diária, ou seja, todos os dias o investidor pode observar um incremento no investimento, não apenas em uma data específica.

Possui baixa volatilidade. O Tesouro Selic rende 100% da taxa básica de juros do Brasil, a Selic. Sendo assim, não corre risco de mercado, que é aquele risco da aplicação estar valendo menos do que o esperado caso seja resgatada antes do vencimento. É importante ter em mente que, por ser um investimento para constituição de reserva de emergência, seu objetivo não é obter alta rentabilidade, mas sim de proteger o patrimônio.

O melhor momento de começar é agora

Você não precisa acumular todo o dinheiro e depois aplicar. Comece fazendo aplicações pequenas todos os meses, no tamanho certo do seu bolso até atingir o valor ideal. Assim você garante a rentabilidade diária do investimento.

Ao alcançar o seu objetivo e ter sua reserva de emergência garantida, mantenha este dinheiro aplicado e só retire em caso de necessidade. Lembrando que o a função da reserva de emergência não é de alto retorno e sim de proteção.

Depois disso, você estará pronto para novos horizontes. Novos investimentos. Novas rentabilidades. E muito mais…

Aproveite as oportunidades do Clube Acionista e comece a decidir melhor onde investir.

Publicidade