Publicidade
Publicidade

Recuperação do segmento de automóveis continuará discreto em 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), estima que o ano de 2022 tende a ser melhor para o setor do que 2021, com dados divulgados estimando um crescimento do mercado que pode chegar a quase 5%, na comparação anual. Se considerarmos um crescimento de 3% para o ano de 2021, a queda nas vendas em comparação com 2019 ainda fica na casa dos 20%.

O volume esperado para o ano de 2022 é de 2,2 milhões de veículos, ainda abaixo do que foi há 15 anos atrás, quando o número beirava os 2,5 milhões de veículos. Mesmo com uma alta demanda reprimida, o setor não conseguiu ter uma recuperação contundente, devido principalmente à falta de componentes no mercado, como os semicondutores.
Faltaram carros para atender os pedidos, e as montadoras ainda esperam filas por boa parte do ano de 2022. O resultado de dezembro também foi influenciado pela falta de peças, com uma queda de 15% no volume vendido em relação a 2020.

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

E Eu Com Isso?

O segmento mais afetado continua sendo o de automóveis, o qual registrou queda de quase 20% em dezembro, e de 3,5% no ano de 2021. Isso ocorre porque os veículos leves costumam ter mais semicondutores do que os de carga, e a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Para 2022, o crescimento projetado pela Fenabrave é de 4%, ainda tímido considerando a performance ruim nos últimos dois anos.

Publicidade




No entanto, quando olhamos para o segmento de caminhões vemos uma realidade muito diferente, ainda por conta da boa performance do agronegócio, que impulsiona a venda da linha de pesados e do e-commerce que aumenta as vendas da linha de leves.

Publicidade

Insights para alavancar seus ganhos como acionista das cias

Em 2021, o mercado de caminhões novos registrou um crescimento de mais de 40% na comparação anual, o melhor resultado desde 2014. Para 2022, a Fenabrave espera uma nova expansão de mais de 7%.

Por fim, o segmento de ônibus, o que mais sentiu os efeitos da Covid-19, continua com uma performance ruim, com as vendas caindo mais de 20% a/a em dezembro e 2% no ano de 2021. No entanto, a projeção para 2022 é de uma recuperação mais contundente, na casa dos 8% a/a.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.


Quer conhecer mais a Levante?

A Levante está aqui para empoderar você na construção do seu patrimônio e na realização dos seus maiores sonhos. O foco é ajudar a investir de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro.

Por isso, os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar a realização dos seus sonhos.

Conheça as principais Assinaturas da Levante, por aqui.


Veja mais:

ETF de Criptomoedas: Vale a pena? Qual escolher? Confira o relatório gratuito, por aqui.

O MELHOR FII PARA GANHAR COM A ALTA DA SELIC. Confira o relatório gratuito, por aqui.

ESTATAIS DA BOLSA . Confira o relatório gratuito, por aqui.

LUCROS ALTOS E AÇÕES BARATAS. Confira o relatório gratuito, por aqui.

O que fazer para não perder dinheiro na bolsa. Confira o relatório gratuito, por aqui.

Levante

Levante

A Levante Ideias de Investimentos é uma casa de análises que ajuda pessoas a investirem de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro. Conheça os conteúdos da casa de análise em www.levanteideias.com.br

Publicidade

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.