Qual a vantagem de possuir intermediários financeiros?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Os intermediários financeiros possuem o papel fundamental de transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes econômicos deficitários. Em outras palavras, é a aproximação daqueles que possuem o dinheiro com quem precisa do dinheiro.

As instituições que atuam na intermediação financeira podem ser bancárias ou não, formadas por pessoas jurídicas, privadas ou públicas, que possuem como atividade primordial a intermediação, coleta ou aplicação de recursos financeiros e muito mais.

Basicamente os agentes superavitários são aqueles cuja renda excede as despesas, de modo que ele possui dinheiro para suprir todas as necessidades e ainda sobra dinheiro.

Por outro lado, os agentes deficitarios sao aqueles que a renda não cobre as despesas, pois as necessidades nao permitem que sobre dinheiro. Portanto, precisam buscar recursos no mercado.

Os intermediarios financeiros entram neste fluxo com o objetivo de ser a “ponte” entre estes dois lados, facilitando a trocar de recursos.

Vantagens de possuir intermediários financeiros

Podemos encontrar 3 vantagens de possuir intermediários financeiros:

– Economia de escala:
Conforme a demanda por algum produto, os intermediadores do mercado financeiro podem oferecer melhores preços ou melhores taxas. Assim, a economia de escala permite reduzir os custos de transação.

– Diversificação do risco:
Os intermediários financeiros sempre atuam de forma a mitigar o risco.

– Facilidade de obtenção de recursos financeiros:
Os intermediários possuem a função de distribuir os recursos entre tomadores e poupadores, logo eles possuem facilidade na capitação dos recursos.


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.