Mulheres em Ação

Qual a data da sua Independência Financeira?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Você já parou para pensar no seu futuro? Já imaginou como estará a sua vida e a sua saúde quando a “melhor idade” chegar, se é que ela não já chegou?

A expectativa de vida dos brasileiros é de 76 anos, segundo o IBGE. Isto quer dizer que a população está vivendo mais e envelhecendo. Como você está se preparando para este momento?

Com a nossa vida financeira precisamos nos preparar também. Pensando na longevidade e em como nos tornarmos independentes financeiramente.

Infelizmente, hoje no Brasil cerca de 90% das pessoas com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria, segundo o Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, feito pela seguradora Allianz. O que é muito preocupante.

Mesmo que hoje sua situação financeira seja confortável, você já parou para pensar se terá condições de manter seu atual padrão até o final de sua existência?

Com o passar dos anos os seus gastos com saúde, alimentação equilibrada, carro e casa adequados para a sua nova fase de vida aumentarão significativamente. Tudo isso precisa ser levado em consideração no momento de analisar e calcular o valor ideal da sua Independência Financeira.

Mas, para início de conversa é preciso definir Independência Financeira. Então vamos lá, a Independência Financeira para a maioria das pessoas é ter dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar. Essa definição está associada a viver de renda e à aposentadoria. E ser uma pessoa independente financeiramente é conseguir, em um momento de vida pré-estabelecido, trabalhar somente por prazer. Pois alcançou renda passiva suficiente capaz de manter o seu padrão de vida.

Contudo, a Independência Financeira precisa ser construída ao longo da vida. E saber a idade ideal para atingi-la é fundamental.

O primeiro passo na construção da Independência Financeira é o planejamento. Comece fazendo um levantamento da sua real situação financeira, tudo o que ganha e quais são seus gastos, prestações e dívidas. Ter uma visão realista das suas contas é imprescindível. E para que esse acompanhamento seja feito de forma efetiva é preciso controlar através de uma planilha ou aplicativos de gestão ou até mesmo num caderno.

O segundo passo é ter metas claras para conseguir poupar. O ato de poupar vai muito além de somente guardar dinheiro. Poupar é economizar, deixar de gastar. Crie teto de gastos, estabelecendo limites para todas as áreas, controlando os pequenos e frequentes gastos.  Fazer ajustes no seu padrão de vida também é primordial na construção da sua Independência Financeira.

O terceiro passo é potencializar o dinheiro poupado. Agora que você já entendeu que é preciso planejamento, equilíbrio e controle nos gastos para conseguir poupar, é hora de pensar em como potencializar esse dinheiro através dos investimentos. O cuidado na escolha dos produtos financeiros permite acelerar o processo de enriquecimento sem abrir mão da segurança.

Quem deseja se tornar um investidor de sucesso deve estar sempre atento as informações do mercado financeiro, pois somente quem se informa tem condições de identificar boas oportunidades.

Quanto mais cedo você começar a poupar, melhor será o resultado. Pois o tempo é uma variável importante, tanto pela capacidade de juntar uma reserva maior, quanto pelo efeito dos juros compostos, que são os juros sobre juros.

Por fim, a data da sua Independência Financeira precisa ser definida o quanto antes, mas o planejamento financeiro precisa começar hoje. Não deixe para amanhã!

Até Breve!

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Destaque da Bolsa

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos