Saber as projeções do IPCA, Índice de Preço ao Consumidor Amplo, contribuirá para a escolha dos investimentos, seja eles, de renda fixa ou renda variável.

O indicador é usado para observar as tendências da inflação, ou seja, refere-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. Portanto serve de referência para não optar por investimentos que apresentam desempenho inferior à desvalorização da moeda, assim, garantindo o poder de compra.

Confira os desempenhos dos principais índices econômicos.

Abaixo, veja a análise da equipe de analistas da Necton com as projeções para 2021

Projeções para o IPCA

Ao longo da segunda metade do ano de 2020, a desvalorização cambial e as
contínuas altas dos preços das commodities contribuíram para pressionar os preços ao produtor amplo.

Mais recentemente, a prévia do IGP-M de dezembro deste ano já mostra sinais de descompressão.

Os dados divulgados este mês também mostraram que as commodities de maior expressão nos preços do atacado já reduziram as suas taxas de crescimento. Porém, o índice de preços ao consumidor voltou a acelerar e seis das oito categorias do índice registraram acréscimos.

Desse modo, há indícios de que o repasse ao consumidor ainda
está ocorrendo, gerando pressões no IPCA.

Contudo, a recente apreciação do real, pode contribuir para moderar as altas nos preços tanto no IGP-M como no IPCA neste final de ano e no começo do ano que vem.

Por outro lado, em janeiro de 2021, o impacto negativo das tarifas de
energia elétrica deve se reverter com a volta para a bandeira amarela, após ter passado o último mês do ano sob bandeira vermelha 2.

Desse modo projetamos uma inflação levemente acima da mediana de mercado, mas que ainda deve se manter dentro da banda estabelecida como meta pela política monetária.

Projeção final de 2021
NECTON: 3,50%
FOCUS: 3,32%

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.