Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, é comemorado o dia da Proclamação da República, feriado em todo o território nacional.

Escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial. Apenas os serviços essenciais vão funcionar 24 horas na data.

Assim, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as compensações bancárias, incluindo a TED, não serão efetivadas no período.

Consciência Negra passa a ser feriado nacional: B3 não terá operações em 20/11

O Pix, no entanto, funciona normalmente. Os vencimentos de contas para o dia serão automaticamente transferidos para o dia útil seguinte.

Assim, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, não terá operações na sexta (15/11), seguindo a regra de outros feriados nacionais do país.

O que foi a Proclamação da República?

A Proclamação da República do Brasil ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, naquele tempo capital do Brasil, e foi liderado por Marechal Deodoro da Fonseca que, com um grupo de militares, deu um golpe de estado no Império.

A República foi resultado de um movimento articulado entre exército e civis insatisfeitos com a monarquia, que vigorava no País desde 1822.

Já o feriado nacional ocorre desde 1949, segundo a Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra.

Além de 15 de novembro, o Brasil tem dois feriados no mês:
  • 02 de novembro: Dia de Finados
  • 15 de novembro: Proclamação da República
  • 20 de novembro: Dia Nacional do Zumbi e Consciência Negra
Publicidade

Saiba o preço-alvo das ações e lucre agora!