Confira as análises de três Corretoras sobre os números divulgados pelo Grupo Carrefour.

Planner

O Grupo Carrefour registrou seu melhor índice de vendas no conceito mesmas lojas desde 2014

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil atingiram R$ 17,6 bilhões no 4T19. Excluindo gasolina, obteve-se um forte crescimento de 11,4%, principalmente devido ao expressivo crescimento de LfL (vendas mesmas lojas) de 7,6%, o melhor desempenho em 4T dos últimos cinco anos.

Principais destaques:

A expansão em Cash&Carry levou a um crescimento adicional de 4,2% com a inauguração de 20 lojas de atacado em 2019 e 8 lojas dos formatos de proximidade, incluindo 8 lojas Atacadão no 4T19. A rede de lojas do Grupo Carrefour Brasil totalizava 692 lojas no final do ano.

No 4T, o crescimento de 7,6% nas vendas do Grupo Carrefour Brasil em base mesmas lojas (excluindo gasolina) deu-se principalmente devido aos 12,7% de crescimento na divisão de Varejo, o maior aumento trimestral dos últimos cinco anos.

No Atacadão, o crescimento like-for-like atingiu 5,5%. Destaque para uma bem sucedida Black Friday.

O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 9,7 bilhões, com crescimento recorde de 28,9%, refletindo o ambiente de crédito favorável e as estratégias acertadas para gerar demanda em nossa atual base de clientes.

No ano, as vendas brutas chegaram a R$ 62,2 bilhões. Excluindo gasolina, o crescimento total foi 11% superior ao ano anterior, devido a uma combinação do crescimento LfL de 6,5% e um crescimento adicional de 4,7% decorrente da expansão.

O Atacadão apresentou forte crescimento de 11,9%, atingindo sua meta de expansão de 20 novas lojas, e o Carrefour Varejo cresceu 8,7% (excluindo gasolina) devido ao crescimento LfL de 9,1%.

A partir de 06 de janeiro de 2020 suas ações passam a integrar a carteira do Índice Bovespa (IBOV) da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. De acordo com a B3 a nova carteira é composta por 73 ativos de 70 empresas. O peso do Grupo Carrefour Brasil na nova carteira é de 0,4403% o que representa a 55ª posição na lista de empresas do índice.

Por: Planner

Guide

Carrefour: dados operacionais do 4T2019 divulgados

As vendas brutas da empresa atingiram os R$16,8 bi (s/ gasolina), aumento de 11,4% a/a. No atacadão, as vendas subiram 10,8%, enquanto no varejo subiu 12,8% a/a.

Para as vendas nas mesmas lojas, a divisão de varejo do Carrefour teve a melhor taxa de crescimento para um quarto trimestre nas vendas de mesmas lojas. O crescimento foi de 12,7% no varejo, enquanto o atacadão cresceu 5,5%.

Número de visitas ao site bateu recorde e dobrou em comparação com dezembro de 2018. As vendas no E-commerce cresceram 40% na comparação com o 4T2019.

Sobre a Black Friday, o crescimento foi de 54,6% nas vendas vs 2018, com crescimento de 63,4% no Atacadão e 40% no Carrefour.

O faturamento do Banco Carrefour atingiu R$9,7 bi no trimestre, +28,9% a/a.

Segundo Guide

Impacto: Marginalmente positivo. Por mais que o resultado bruto tenha vindo um pouco abaixo da estimativa, os dados de crescimento de vendas nas mesmas lojas do varejo surpreenderam positivamente.

Por: Guide Investimentos

XP Investimentos

Carrefour Brasil (CRFB3): Desempenho de vendas do quarto trimestre acima das nossas expectativas

O Carrefour Brasil reportou sólidos resultados de vendas referentes ao quarto trimestre de 2019 (4T19). A receita bruta de R$17,6 bilhões (+11,5% A/A) foi 0,7% acima das nossas expectativas, com surpresas positivas tanto na operação de Atacarejo (67% da receita) quanto no Varejo (33% da receita). Veja abaixo os nossos destaques:

(1) Atacarejo: 

A bandeira Atacadão apresentou crescimento de vendas no conceito mesmas lojas de +5,5% A/A (+4,5% XPe), indicando uma aceleração em relação à tendência observada no 3T19 (+1,8%).

Segundo a companhia, o desempenho foi suportado pela maior competitividade de preços em um período de alta volatilidade na inflação de alimentos e por ações bem-sucedidas durante a Black Friday.

Além disso, acreditamos que os saques do FGTS tenham contribuído positivamente para o crescimento observado no trimestre;

(2) Carrefour Varejo: 

A operação de Varejo apresentou forte crescimento de vendas no conceito mesmas lojas de +12,7% nesse trimestre (+8,5% excluindo e-commerce), uma aceleração em relação ao crescimento de +8,8% (+6,7% excluindo e-commerce) observado no 3T19. De acordo com a empresa, esse desempenho foi suportado pelo sólido crescimento da operação online (crescimento de vendas totais de +40% A/A), performance acima do esperado na Black Friday de 2019, além de outras iniciativas como a estratégia de reposicionamento de preços nos hipermercados.

Vale ressaltar que o desempenho foi muito acima daquele apresentado pelo Grupo Pão de Açúcar, que reportou crescimento de vendas mesmas lojas de -0,9% no segmento de varejo no 4T19;

Conforme XP Investimentos

Nossa visão: Positiva.

Na operação de Atacarejo, a aceleração no crescimento de vendas alivia em grande parte as preocupações em relação ao cenário competitivo no segmento.

Além disso, o ganho de participação de mercado na operação de varejo (+2,2p.p em hipermercados, segundo a Nielsen) e forte desempenho da operação online (que alcançou 16,1% das vendas do varejo vs. 12,9% no 4T18) também indicam que a empresa tem investido nas alavancas corretas.

De qualquer forma, após a alta de 24% nos últimos dois meses, vemos o múltiplo atual de 20,3x P/L para 2020 (17,6x para GPA) como justo. Assim, mantemos nossa recomendação de Neutro para as ações do Carrefour Brasil (CRFB3).

Por: XP Investimentos

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