Dinheiro é dinheiro. Investimento é investimento. Dinheiro não escolhe gênero. Serve para todos, onde renderá diferente de acordo com a forma com que cada pessoa investe, das escolhas e prioridades de cada um. Independe de gênero, sexo, cor ou idade.

A relação que pode aproximar um modelo mais típico ao feminino é pelas diferentes formas de lidar e escolher os ativos para a composição de um portfólio. Isto é, geralmente as mulheres procuram escolher investimentos com mais cuidado, não significa conservador, mas sim com a minimização da margem de erro.

Alguns investimentos, sejam eles conservadores ou arrojados, podem não contemplar necessariamente as classes de ativos que atendem as expectativas de risco e retorno.

A frase que serve para todos é: investir bem demanda de escolher e gerir bons ativos que equilibram e atendem o que se deseja de retorno, sempre com o risco sob controle.

As decisões de investimento, geralmente, partem de um componente emocional e até intuitivo. Contudo é o viés racional  que nos guiará para as melhores escolhas. Ou seja, deve-se conhecer o que está por trás de cada escolha.

Você consegue “defender” o que te levou a esta decisão?

Muitas vezes, opta-se por fazer algo e depois encontrar justificativas e argumentações. Qualquer decisão rápida é afetada por pré-julgamentos e percepções superficiais, assim, respirar e fazer uma listinha de prós e contras ou algo parecido é sempre uma bela dica.

Por outro lado, escolhas que nos tiram da zona de conforto podem nos inibir. Somos dados a preferir o conhecido e geralmente resistentes às novidades, por mais que seja para melhor, é recebida com certo receio.

Neste caso lembre: tudo que você tem hoje é consequência de decisões passadas! Portanto rompa velhos hábitos, escolha melhores caminhos e se mantenha em crescimento.

O controle deve estar em suas mãos para decisões e para isso ter informação é fundamental. O conhecimento levará a você maior capacidade de decidir corretamente em cada cenário que a vida te coloca.   

Por isso estamos com esta iniciativa no Acionista, onde investir é possível e é para qualquer pessoa!

Dinheiro não escolhe gênero. Investir é para todos!

Leia diversos materiais, compare o que estão dizendo ou sugerindo e tome as melhores decisões que atendem as suas necessidades. Nosso objetivo aqui é reunir a maior variedade de conteúdos e opiniões em um só lugar.

Desta forma busque um local onde você possa ter acesso a uma diversidade de produtos, abra uma conta em alguma corretora de valores, verifique os benefícios que você terá em cada uma, veja se a plataforma é amigável e comece a pesquisar algumas oportunidades.

Os investimentos começam com um simples passo: Ação.

Decida agir.

Se você vai começar, seu primeiro passo deveria ser na reserva de emergência.

É aquele dinheiro para lhe proteger contra imprevistos e vai salvar você nos contratempos, evitando ter que fazer um empréstimo e se endividar. A sugestão geral é que a reserva consiga cobrir 6 meses de todos os seus gastos gerais. Ou seja, sem trabalho, renda, nada a reserva conseguirá te sustentar.

Onde aplicar: em algum investimento seguro com alta liquidez (fácil de tirar e movimentar) Tesouro Selic, Fundo DI ou algo do estilo.

Já começou e quer avançar, então fique atento nas suas prioridades.

Você não pode colocar em risco algo que não pode perder. É neste momento que entra os planejamentos e as diversificações. O ideal é que você realize aportes todo mês, tenha isso como uma disciplina, e que a distribuição seja realizada de acordo com o seu perfil.

Veja algumas sugestões divulgadas pela Órama:

Conservador: 30% a 40% em renda fixa; 30% a 70% outras estratégias; 0% a 10% renda variável

Moderado: 20% a 40% em renda fixa; 30% a70% em outras estratégias; 25% a 30% renda variável

Arrojado: 20% a 30% em renda fixa; 10% a 50% em outras estratégias; 30% a 60% renda variável.

Em nosso material Mulheres em Ação, você encontrará histórias inspiradoras de mulheres que se destacam em sua área de atuação. Investidoras ou especialistas que vão ajudar você a visualizar melhores caminhos e a poder investir melhor, e muitos cases de sucesso que, por que não, podem te inspirar a tirar aquele sonho do papel! 

Junto a isso você terá a experiência de ter acesso a diversas opiniões e alternativas de investimentos para lhe ajudar nas escolhas de onde investir.

Dinheiro não escolhe gênero, e tudo o que é escrito sobre investimento é para Elas&Eles.


A visão de grandes empreendedoras e investidoras que conquistaram o sucesso em suas escolhas.

Mulheres em Ação

Canal para unir pessoas e grupos, compartilhar iniciativas e ideias a fim de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.

Descubra semanalmente eventos, conteúdos e iniciativas que promovem a diversidade e inclusão de gênero no mercado.

Confira, por aqui.

Publicidade