No 3T19 o resultado líquido foi de R$ 58,5 milhões com queda de 51,2% em relação ao ano anterior. Esta queda reflete o fato de que, no 3T18, a Alpargatas registrou evento não recorrente referente ao êxito em ação judicial de exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINS de R$ 189,2 milhões. Desconsiderando este efeito, a companhia conseguiu reverter o resultado negativo recorrente de R$ 4,7 milhões registrado no 3T18 para um lucro líquido recorrente de R$ 59,7 milhões.

A receita líquida da Alpargatas atingiu R$ 1,04 bilhão no 3T19, alta de 11,4% na comparação com o 3T18. Todos os negócios da empresa cresceram dois dígitos no período. O lucro bruto atingiu R$ 480,3 milhões, crescimento de 18,8%, resultado de melhor gestão de custos e projetos de ganho de eficiência, como o VIP 100%.

A margem EBITDA recorrente no 3T19 foi de 15,0% (expansão de 2,7p.p.) e EBTIDA recorrente de R$ 155,5 milhões. No acumulado do ano o EBITDA somou R$ 419,9 milhões.

Desempenho operacional

Sandálias Brasil: O volume de Havaianas no Brasil expandiu 5,5% no 3T19 (Sandálias e Extensão de Marca Havaianas). A receita líquida, quando comparada ao 3T18, foi impulsionada pelo crescimento de sell-out no canal direto. Houve elevação de preço acima da inflação na virada da coleção (2T19) e melhor mix de canais. No 3T19, nos canais diretos ao consumidor, houve crescimento de 10% nas lojas mono marca de Havaianas no conceito DTC (same store sales + e-commerce).

Havaianas: A marca apresentou ganho de market share em todos os canais de vendas no Brasil. Os negócios de sandálias internacionais cresceram 10,4% em receita líquida no 3T19, liderados por LATAM e APAC. O resultado foi impulsionado pela retomada na Argentina, onde a Companhia também passou a ter um novo distribuidor, pelo aumento de sell out no Duty Free devido a melhores espaços e novos pontos de vendas na Colômbia.

Osklen: A estratégia Omnichannel da marca também registrou expansão de shoes e ampliou o lançamento de coleções cápsulas. No trimestre, chegaram ao mercado as coleções Rock e Janeiro.

Mizuno: O lançamento da linha Sky 3 foi bem recebido pelos consumidores. O e-commerce da marca tem apresentado crescimento contínuo.

Investimentos – Nos 9M19, os investimentos consolidados para sustentação/expansão das operações (CAPEX) da Alpargatas totalizaram R$ 97,0 milhões. Deste montante, metade foi investida na sustentação/manutenção das operações, e a outra parte foi direcionada à expansão das operações de varejo e projetos de ganho de eficiência fabril e de supply chain (Projeto VIP 100%).

Posição Financeira Líquida – Em set/19 a Alpargatas apresentava posição financeira líquida positiva de R$ 123,3 milhões, resultante de saldo de caixa de R$ 556,1 milhões (a geração operacional somou R$ 284,9 milhões em 12 meses findos em setembro de 2019) e endividamento de R$ 432,8 milhões.

Na sexta-feira a ação ALPA4 encerrou cotada a R$ 23,50 com valorização de 79,6%.

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