Enquanto alguns setores da economia respiram aliviados com o corte dos juros pelo Banco Central e deixam o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, ter algumas noites de sono mais tranquilo, outros ainda podem sofrer alguns perrengues porque não só são impactados com a Selic, como pelo câmbio, pelas políticas monetárias, pelas incertezas do contexto global, como alta dos juros dos EUA (prejudicam ações locais). O certo é que existem muitos desafios.
No cenário macro, segundo o relatório do BTG Pactual, após os analistas se encontrarem com representantes das maiores empresas do setor de transportes, o interesse em ações brasileiras permanece sólido devido a menores riscos regulatórios, fiscais e políticos.
Ciclos que afetam setores da economia, como o de transportes
O especialista de investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, desenha os cenários possíveis que impactam o mercado e os setores da economia, que acompanham os ciclos dos juros (Taxa Selic). Como ocorre o ciclo, segundo ele:
Em cenários de recessão completa: movimento ruim para empresas e para quem procura emprego; o setor que melhor desempenha é o de Transporte, Tecnologia e Indústria.
Em cenário de recuperação inicial: quando as coisas começam a melhorar, assim o consumo aumenta, a indústria volta a crescer, juros estão em queda ou já no fundo; já o setor em destaque fica para a indústria (no início), materiais básicos (durante) e energia (no final).
Em cenário de recuperação final: quando se retoma o processo de alta dos juros, provocando achatamento das curvas de juros, queda no consumo e estabilidade na indústria; o setor que melhor desempenha é o de energia (no início), bens de consumo e serviços.
Em cenário de início de recessão: quando a economia começa a enfraquecer, expectativas dos consumidores em queda, indústria em queda, juros altos (entre curva plana ou invertida); o setor que melhor vive este período é o de serviços (no início), utilidade pública e transportes.
“O transporte aparece no início de uma recessão e dura até o ciclo completo, acredito que estamos em algum momento destes dois”, comenta Guerses.
Investe no setor? Então não pode deixar de ler a íntegra deste texto com as análises e recomendações no Clube Acionista. VEJA POR AQUI.