Toda vez que você investe, provavelmente, deve pensar se este é o melhor a se fazer ou se há outras opções que talvez sejam mais rentáveis. Portanto aqui vai uma dica que pode ajudar você a pensar nos lucros e diminuir sua exposição ao risco: DIVERSIFIQUE!

Você provavelmente já ouviu a frase “nunca bote todos os ovos numa mesma cesta”; nossa sugestão: Aplica isto em sua vida!

Mas o que exatamente é isso?

O maior desafio dos mercados e investidores é combinar a máxima rentabilidade com baixo risco. Tudo começa com estratégia e plano; o que você quer lá na frente? Viajar? Compra um imóvel? Carro? Viver de renda?

Trançando estes objetivos você poderá ajustar-se a diferentes modelos de investimentos para pensar nos lucros. Podendo combinar em seu portfólio, por exemplo, aplicações de renda fixa com renda variável. Portanto uma visa proteger e a outra arriscar.

Outro exemplo interessante é dentro do mercado de renda variável (na Bolsa de Valores). Que envolve combinar aplicações em empresas menos voláteis (1) de longo prazo. Pois possuem boa perspectiva futura e distribuição de proventos (lucros aos acionistas), visando proteção de carteira. E mais voláteis (2), em busca de retorno no curto/médio prazo, ou seja, com investimento em setores de mais risco.

Para aqueles que gostam de investir só em fundos, também é possível. Diversificando-os entre os fundos mais conservadores, pois visam acompanhar algum indicador (benchmark). E os mais arrojados que buscam sempre superar o benchmark.

Se você ainda quer mais dicas de diversificação, aqui vão 3 grandes fases que envolvem a avaliação de carteira de investimentos.

1° – Analise os títulos

Isto é, confira tudo que há disponível no mercado dentro do que você pode investir; cuidando sempre com a rentabilidade, taxas, juros, prazos e imposto.

2° – Analise o portfólio

Organize quanto você irá destinar para cada item de sua preferência de modo que permita proteger-se contra eventual contratempo e arriscar-se sem sofrer fortes consequências.

3° – Escolha de ativos

A combinação de ativos é a cereja do bolo para pensar nos lucros. Ou seja, dentre várias opções que há no mercado, escolha aquela que possa manter você dentro de seus padrões de riscos. Isto irá permitir você dormir tranquilo. Sabendo que seu dinheiro está onde você acredita que é o melhor lugar para alcançar seus objetivos.

Portanto escolha investimentos que você conheça, DIVERSIFIQUE e esteja sempre atrás de novas oportunidades. Já dizia Benjamin Franklin “conhecimento rende sempre os melhores juros”.

Publicidade