Publicidade
Publicidade

Os Efeitos da Política Fiscal entre as Gerações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Os efeitos da Política Fiscal e sua condução afetam a distribuição de recursos entre as gerações. O excessivo endividamento público ocasiona a insustentabilidade financeira, o que pode acarretar problemas às gerações futuras.

Quando se trata de efeitos intergeracionais da política fiscal, estamos lidando não apenas com a questão previdenciária, mas também com o déficit público geral. A discussão intergaricional faz parte da abordagem ligada ao direito financeiro (SCAFF,2014), uma vez que trata do direito daqueles que ainda sequer nasceram.

Publicidade

As oportunidades para lucrar com proventos todos os meses

Assim, os diretórios das gerações futuras devem ser preservados de forma que sejam adotados limites financeiros que promovam a sustentabilidade econômica do Estado.

Publicidade


É importante destacar que o balanço intergerencial é a metodologia que permite mensurar o impacto do atual rumo da politica fiscal, assim como as alternativas a serem adotadas no caso da necessidade de mudança no rumo.

Publicidade

Combine análises, day trade, swing trade e muito mais

Efeitos da Política Fiscal

Segundo Malvar & Kotlikoff (1997), é importante considerar a política previdenciária como um dos instrumentos que compõem a política fiscal do governo, de modo que é fundamental a verificação de como esse tipo de política vem sendo conduzida, afinal esta afeta a distribuição de recursos entre idosos e jovens do presente, bem como, gerações futuras.

O trabalho empírico de Malvar & Kotlikoff conclui que, no caso brasileiro, a dívida pública e o envelhecimento populacional unido ao declínio da taxa de fecundidade são a razão de as gerações futuras pagarem (em termos reais) mais para o governo.

É importante considerar que, quando tratamos de efeitos intergeracionais da política fiscal, considera-se a manutenção ou não de direitos básicos na sociedade. Assim, decisões de hoje terá, como consequência natural, reflexo no futuro.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.