Confira abaixo as principais notícias envolvendo os ambientes internacionais, que estão movimentando o mercados hoje.

Os destaques dos mercados

Durante o feriado do Carnaval no Brasil, as Bolsas de valores no mundo sofreram fortes quedas após a disseminação do coronavírus em outros países, e um movimento de corrida a ativos seguros (“flight to safety”) se intensificou.

O rendimento do Título do Tesouro americano de 10 anos caiu para o seu menor nível da história para 1,32%, enquanto investidores buscam proteção contra o impacto do vírus no crescimento econômico. Na mesma linha, o ouro registrou na segunda-feira, 24, o maior valor em sete anos, próximo da marca de US$ 1.700 por onça-peso.

Além disso, o Índice de volatilidade VIX atingiu seu nível mais alto desde 2018. O indicador, também conhecido como “índice do medo” mede as expectativas dos agentes para movimentações das ações do índice S&P.

Portanto, após semanas de novos recordes nas volsas americanas, os ganhos começaram a deteriorar à medida que as cadeias de suprimento globais se mostraram mais impactadas do que o inicialmente previsto e com o brusco crescimento dos casos confirmados fora da China, pressionando as Bolsas globais.

Essas preocupações se elevaram no fim de semana depois que uma onda de casos foi relatada na Coréia do Sul, Irã e Itália. Dessa forma, foi gerada paralisação de algumas atividades nos países, enquanto as autoridades tentam manter os recentes surtos sob controle. Além disso, o primeiro caso de Coronavírus foi confirmado no Brasil em um paciente de São Paulo que voltou de viagem recente à Itália.

Com isso, os mercados globais caíram 6-7% essa semana, enquanto o Índice da bolsa brasileira dolarizado (EWZ) acumulou queda de 6,3%, e isso deve se refletir na abertura dos mercados nesta quarta-feira (26) no Brasil, marcada para às 13h, após o feriado do Carnaval. As ações de empresas brasileiras (ADRs) listadas em Nova Iorque mais relevantes tiveram queda nos últimos dois dias de: Vale (-9,7%), Petrobras (-8,6%), Itau (-7,5%), Cemig (-5,1%) e AmBev (-1,6%). Nesta manhã, bolsas europeias continuam em queda, e outras empresas como Danone e Diageo cortaram suas projeções de resultados devido aos impactos do coronavírus.

Fonte: XP Investimentos

Confira os destaques das empresas hoje

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis