Publicidade
Publicidade

Onde estão os bons desempenhos nos FIIs?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Fundos Imobiliários

Com o ano de 2020 sendo uma montanha russa de emoções no mercado, você sabe identificar as melhores oportunidades e os melhores desempenhos de FIIs no ano?

Bom, um FII seria um fundo que bota o dinheiro em ativos do setor imobiliário, podendo ser em imóveis (sendo construídos ou em desenvolvimento), residenciais ou comerciais, ou até em títulos disponíveis no setor (outros FIIs, LCI, CRI, ações, e outros…).

Basicamente, você pode encontrar dois segmentos de FII; os fundos de papel e os fundos de tijolos.

Publicidade



Os fundos de papel estão atrelados aos produtos que financiam o mercado imobiliário, como CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) , LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LH (Letra Hipotecária). Muito conhecidos pela capacidade de gerar caixa de forma segura, com ativos de Renda Fixa.

Já os fundos de tijolos destinam a grana do fundo para os imóveis e se rentabilizam com aluguel, vendas etc. Ou seja, com este investimento você é dono de um destes “tijolos” de forma proporcional ao quanto você aplicar.

O lado bom é que esse tipo de fundo – os FIIs – tem o critério de pagar um mínimo mensal de 95% do lucro líquido em forma de proventos e são isentos de imposto de renda, ou seja, se o FII que você comprou distribuir lucros e você nunca vender as cotas do fundo não terá de pagar IR – por enquanto -.

A única forma de pagar IR é na hora de vender as cotas do FII. Se tiver lucro na diferença do quanto você pagou na compra pelo quanto vendeu, este lucro tem IR.

A avaliação de desempenho

Primeiramente, é importante lembrar que analisar somente um indicador possui muitos riscos e brechas. Portanto, a análise conjunta de determinados indicadores permite uma melhor avaliação do investimento.

A melhor sugestão para escolher um bom FII é ficar perto dele. É acompanhar as análises, os produtos que estão envolvidos, locais, portfólio e etc.

Listaremos abaixo alguns indicadores de mercado e os principais FIIs que se destacaram nos mesmos.

Dividend Yield (12 meses)

FIIsDividend Yield
FVBI1126,7%
RBRD1121,5%
XPCM1117,7%
TFOF1114,8%
CXRI1114,3%
BCIA1110,4%
TBOF1110,4%
RECT1110,2%
NSLU1110,0%
MFII119,9%
Fonte: Bloomberg e Necton

Podemos perceber que mesmo em um ano com quarentenas e várias paralisações nas atividades do país, tivemos 10 FIIs retornando ao cotista dividendos acima de 9,9% nos últimos 12 meses, demonstrando também a resiliência desse tipo de investimento.

É válido lembrar que esse desempenho é quase 5 vezes mais do que a Taxa Selic está pagando hoje, sendo uma ótima ferramenta para diversificação.

Retorno Total (12 meses)

FIIsRetorno Total
CXRI1180,2%
XPIN1142,0%
ALZR1137,1%
FVIN1134,5%
XPLG1132,0%
IRDM1131,4%
HGRU1131,1%
VILG1129,2%
EURO1128,8%
HGPO1127,6%
Fonte: Bloomberg e Necton

Quando adicionamos a valorização dos FIIs junto com os dividendos pagos por eles, temos um retorno ainda mais impressionante considerando a situação de 2020, com 10 fundos retornando aos cotistas mais de 27,6%, sendo este desempenho quase 14 vezes mais o que a Selic está pagando hoje.

Onde encontrar os próximos FIIs de ótimo desempenho

Obviamente não temos uma bola de cristal para prever quem serão os FIIs de melhor retorno nos próximos 12 meses, mas estamos aqui para te ajudar.

Na nossa página dos Principais FIIs, possuímos os Fundos Imobiliários mais recomendados por analistas de 10 diferentes corretoras e casas de análise.

Portanto, ter tantos especialistas assim trabalhando para entregar os melhores FIIs certamente garante uma segurança adicional.

Além disso, nessa página também possuímos boletins dos próprios gestores de FIIs comentando sobre a performance mensalmente, garantindo a informação da boca dos próprios administradores dos fundos que você investe.

Dessa forma, esteja sempre atento a essa página para que você não perca as oportunidades que certamente aparecerão em um mercado com predomínio da volatilidade.

Tenha acesso a todas as teses dos analistas

CONFIRA OS PRINCIPAIS FIIS

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.