Publicidade
Publicidade

O que são BDRs, como funcionam esses ativos e por que investir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dólar cai a menos de R$ 5 pela primeira vez em mais de um ano

No mercado financeiro, o investidor se depara com uma série de termos técnicos e siglas que podem confundir. Por exemplo, os BDRs (Brazilian Depositary Receipt), também denominados de Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM).

Embora pouco conhecido, é de extrema importância que o investidor tenha ciência do que são BDRs, como funcionam e se vale a pena investir. Afinal, esta opção permite que os brasileiros possuam aplicações dolarizadas de forma simples.

Anteriormente, os BDRs circulavam apenas entre os investidores profissionais, diminuindo espaço para iniciantes. Contudo, desde 2020, foram liberados para todas as pessoas que operam na Bolsa de Valores. Com isso, este investimento ganhou bastante popularidade.

O que são BDRs?

Em suma, os BDRs funcionam como recibos de empresas negociadas fora do Brasil. Assim, por meio deles, o investidor tem a oportunidade de investir nas maiores empresas estrangeiras dentro da própria Bolsa de Valores (B3).

Desta forma, ao aplicar em um BDR, a pessoa expõe seu capital para um ativo estrangeira. No entanto, é importante destacar que os papéis não estão sendo negociados diretamente na B3. Afinal, estes operam apenas como certificados das ações.

Sendo assim, quando esses investimentos ocorrem de forma autônoma pelas próprias instituições, são denominados de BDRs não Patrocinados. Por outro lado, os BDRs Patrocinados são chamados assim quando a empresa internacional coordena o processo.

Como funcionam?

A propósito, é possível comprar e vender BDRs da mesma maneira que o investidor faz com as ações. Entretanto, os investidores não se tornam sócios da empresa, como ocorre com os papéis brasileiros. Em contrapartida, eles podem receber com a valorização no exterior, tendo direito aos proventos da empresa.

Além disso, esta aplicação está diretamente atrelada ao dólar. Ou seja, os verdadeiros ativos são negociados em sua moeda de origem. Portanto, as variações do câmbio impactam diretamente nos BDR cotados em real.

O que são BDRs, como funcionam esses ativos e por que investir?
Tudo sobre BDRs

Vale a pena investir?

Em resumo, o investimento em BDR oferece a oportunidade de investir em empresas de grandes nomes, como Amazon (AMZO34), Nike (NIKE34), Disney (DISB34), entre outras. Sendo assim, a pessoa fica imune da alta tributação sobre herança que reflete nos investimentos dos Estados Unidos. 

Além disso, ao investir em empresas internacionais, a carteira fica diversificada. Logo, oferece proteção em momentos de vulnerabilidade no mercado financeiro brasileiro. Isto é, mesmo com a B3 em queda, os investimentos internacionais compensam as perdas.

No entanto, para valer a pena, é fundamental que o investidor tenha ciência de qual ativo se encaixa melhor ao seu perfil e que faça um planejamento.

Em contrapartida, os BDRs também apresentam fatores desvantajosos. Uma vez que, mesmo com a valorização das ações, outras condições levam à queda do dólar, o que pode prejudicar os ganhos.

 


Como acessar as recomendações de BDRs?

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 20 equipes de analistas das principais corretoras, casas de análises e bancos do país.

Acesse as Carteiras BDR, com mais de 9 carteiras disponíveis. Confira a opinião dos analistas e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Publicidade





OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade
1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

Matérias por 1Bilhão - Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Publicidade

Tire dúvidas sobre investimentos

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.