O que fazer em época de temporada de resultados trimestrais

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Com a temporada de resultados trimestrais em andamento, muitos investidores acabam indo na onda das especulações e são influenciados por outros (efeito sardinha), tendo assim maus resultados.

Assim comentaremos de forma objetiva sobre o que você deve e sobre o que você não deve fazer, em busca de gerar maior retorno no longo prazo.

Fique Atento

O mercado de ações já é especulativo normalmente, mesmo que não devesse ser, e na época de resultados essa natureza de cassino só aumenta. Dessa maneira, fuja da mentalidade de retorno rápido, do curtíssimo prazo e construa suas próprias convicções visando o seu futuro, sempre buscando aprender com os erros e adversidades.

Mas como fazer isso?

Aprender através de relatórios de análises é uma das possibilidades.

Aqui no Acionista, temos as opiniões de analistas de mais de 15 corretoras e casas de análises discorrendo sobre os resultados, tudo em um só lugar para facilitar e aperfeiçoar seu tempo. Assim, eventualmente você vai perceber que quanto mais analistas possuem uma visão positiva sobre a empresa, menor a chance de eles estarem errados sobre a mesma. Portanto, isso é comprovado pelo ótimo desempenho de nossas Principais Ações, construído a partir das ações mais indicadas pelos analistas.

Outra alternativa é buscar conhecimentos de contabilidade para ser capaz de realizar uma análise inicial dos resultados. Por este motivo, criamos a página Especiais Resultados, que reúne os destaques contábeis e as opiniões de analistas sobre os números divulgados pelas empresas.

O que você deve fazer

Focar no que realmente importa, que são os resultados das empresas e não a cotação das ações após a divulgação dos mesmos. O que define o valor justo de uma empresa são seus fundamentos, que vêm dos resultados da mesma e não das suas cotações;

Aproveite a maior volatilidade criada nesse período. Muitas vezes o mercado exagera na reação de um resultado, ou mesmo interpreta de um jeito totalmente contrário ao que deveria ser feito, e gera excelentes oportunidades de compra ao investidor. Assim, o compilado dos principais analistas do país e as sugestões de cada um sobre as oportunidades chegam em grande momento para avaliar as oportunidades. 

Se questione sobre tudo. Questione se você acha que aquele resultado foi bom, questione aquele relatório comentando sobre um resultado, questione a reação do mercado sobre o resultado. Dessa maneira você irá aprender e evoluir como investidor;

Aproveitar os releases de resultados para conhecer ainda mais sobre a empresa, sobre seus controladores. Somente conhecendo sobre a empresa, bem como os responsáveis na gestão e os projetos adiante permitirá que você se sinta confortável em aportar seu dinheiro na mesma.

O que você NÃO deve fazer

Seguir a dica quente que garante ser a “próxima Magazine Luiza”. Isso é especulação e do futuro ninguém sabe. Seguindo estas dicas você está propenso à correr riscos que talvez desconheça. Portanto evite entrar em algo que possa ser uma “ameaças desconhecidas” e invista de forma coerente.

Se apavorar (tanto para mais quanto para menos) com o resultado ou as cotações, tomando decisões precipitadas por isso. Como você já deve ter conhecimento, o mercado é irracional, e seguir a manada só te deixará para trás;

Comprar uma ação sem conhecer a empresa. Isso é, nunca compre uma ação se você não sabe como ela (a empresa) ganha dinheiro, não conhece seus competidores, não conhece seu histórico.

Concluindo

A temporada de resultados é uma das mais aguardadas pelos investidores, afinal, informações relevantes sobre as empresas são publicadas e aqui no Acionista buscamos reuni-las em um só lugar. Além disso, essas épocas geram mais volatilidade, o que acaba por gerar mais oportunidades.

Também é extremamente importante ficar atento à data divulgação de resultados das empresas, e como já falamos no artigo, à opinião dos analistas das corretoras.

Dessa forma, nós do Acionista faremos uma cobertura completa entre os nossos espaços com todas as análises das corretoras sobre os resultados das empresas.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Especial Resultados 3T20 já disponível

Confira os relatórios e comentários sobre o desempenho das empresas neste trimestre.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!