Muitos investidores estão com dúvidas sobre o que irá acontecer com a bolsa nos próximos dias. Embora ninguém tenha uma bola de cristal para prever, os analistas da Guide comentam sobre os principais acontecimentos que os investidores devem ficar atentos.

Para os próximos dias…

Investidores se voltarão às divulgações das atas da reunião de política monetária do FOMC (4ªF) e do BCE (5ªF). Dessa forma, em ambos os casos, o mercado irá buscar entender o que dois dos principais bancos centrais do mundo estão enxergando para suas respectivas economias em meio ao surto de coronavírus na China.

Na agenda de indicadores, o índice Empire State de manufatura sai amanhã nos EUA e as leituras preliminares para fevereiro dos Índices de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) dos EUA, zona do euro, Alemanha e Reino Unido saem na 6ªF.

Em semana com agenda de indicadores de atividade praticamente esvaziada, o destaque ficará com medidas de inflação. Portanto, nesta frente, a semana contará com o IPCFipe e a 2ª prévia do IGP-M para fevereiro, além do IPCA-15 referente ao mesmo mês, na 5ªF. Assim, a expectativa é que estas leituras continuem ilustrando a dinâmica fraca da inflação e tende a reforçar no mercado as expectativas de que o BC não encerrou ainda o ciclo de quedas do juro no ano.

E agora?

Lá fora, o anúncio de novos estímulos à economia chinesa pelo Banco Popular da China (BC chinês) dá sustentação aos mercados em meio à manutenção das preocupações em torno do coronavírus. Assim, no pano de fundo, a redução no número de novos casos na atualização oficial traz novas esperanças apesar da grande incerteza sobre o futuro social e econômico da nação.

Dessa maneira, os investidores deverão se atentar aos novo desenvolvimentos do tema, além de avaliar indicadores e as atas do Fed e do BCE no meio da semana, o que deve continuar promovendo volatilidade nos próximos dias.

Aqui, o mercado deve continuar à mercê das rápidas mudanças do humor no exterior, enquanto as atenções se voltam à Santos, onde existe a ameaça de uma nova greve dos caminhoneiros. Concomitantemente, a revisão baixista das projeções do PIB no FOCUS aliada à indicadores de preço devem elevar pressão do mercado por novos estímulos.

Fonte: Guide Investimentos

Confira os principais destaques das empresas hoje

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis