O que é WACC e as empresas que se destacam nesse indicador

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie
WACC

Confira uma análise sobre o indicador WACC e as empresas com maior destaque nesse indicador no mercado. Além disso, não deixe de conferir o Equity Map da Necton, onde é realizado um compilado dos indicadores de um grande número de empresas.

Os dados compilados mostram o comportamento das empresas em relação ao mercado dentro de uma janela de 2 (dois) anos. É importante ressaltar que tais dados não representam necessariamente a opinião da Necton sobre compra ou venda.

O que é o WACC?

O WACC (Weighted Average Capital Cost), ou Custo Médio Ponderado de Capital, determina todos os custos que uma empresa possui para financiar seu negócio. Ele é utilizado para descobrir o mínimo de retorno que um investimento deveria retornar. Além disso, o WACC também é utilizado como taxa de descont no modelo de valuation de fluxo de caixa descontado.

Além disso, quanto maior esse indicador, menos atrativo é o investimento, ou mais arriscado, pois significa que a empresa terá que gerar um Retorno sobre Investimento (ROI) maior para conseguir ser lucrativa para os acionistas.


A Carteira Top 10 da Necton acumula 109,7% de valorização, desde a sua criação. Todo mês a área de análise da corretora apresenta as 10 melhores oportunidades de ações, para você, investidor, turbinar seus investimentos.

A escolha é feita por especialistas que assumem o compromisso de selecionar ações, que podem performar acima do Ibovespa a longo prazo, através de uma análise fundamentalista.

Quer acessar a carteira? É simples. Abra sua conta agora e tenha acesso completo à Carteira Top 10 e diversos outros materiais exclusivos para que seu dinheiro comece a render de verdade!

Abra sua conta e confira cada oportunidade


Como calcular?

A fórmula para se calcular o WACC é a seguinte:

WACC = E/(E+D) * Re + D/(E+D) * Rd * (1-t), onde

E = Valor de mercado do Capital Próprio da empresa;

D = Valor de mercado da Dívida da empresa;

Re = Custo do capital próprio;

Rd = Custo do capital de terceiros;

t = Alíquota de imposto da empresa.

Ou seja, esse indicador inclui todas as fontes de capital da empresa, para utilizá-lo na taxa de desconto.

Suponhamos que uma empresa possua de retorno 15% e seu WACC é 5%. Nesse caso, a empresa está gerando 10% de retorno além do custo de suas operações, sendo assim uma companhia que gera retorno aos acionistas.

Só pra fixar…

Se uma empresa tem em ações emitidas R$ 50.000 no total, e suas dívidas estão na casa dos R$ 25.000, com um yield to maturity de 4,0%. Além disso, o custo de capital próprio foi calculado em 6% e a alíquota de imposto é 34%.

Puxando pela fórmula, temos que:

WACC = 50.000/(50.000+25.000) * 0,06 + 25.000/(50.000+25.000) * 0,04 * (1-0,34)

WACC = 0,04 + 0,0088

WACC = 0,0488 ou 4,88%.

Isso significa que a empresa precisar ter um retorno mínimo de 5% para ser lucrativa aos acionistas.

As 5 empresas com WACC menor que 10%

EmpresaWACC
JBS (JBSS3)3,6%
BANCO ABC (ABCB4)6,9%
IOCHPE-MAXION (MYPK3)7,5%
EMBRAER (EMBR3)8,1%
BRASKEM (BRKM5)8,4%
Fonte: Equity Map/ Necton

As 6 empresas WACC maior que 16%

EmpresaWACC
AZUL(AZUL4)19,3%
SMILES (SMLS3)18,6%
CVC (CVCB3)17,9%
IRB BRASIL (IRBR3)17,2%
PETRORIO (PRIO3)17,0%
VIA VAREJO (VVAR3)16,8%
Fonte: Equity Map/ Necton

Concluindo

No artigo de hoje vimos o que é o WACC e como ele é utilizado e calculado, além das empresas que mais se destacam positivamente e negativamente nesse indicador.

Entretanto, lembramos sempre, indicadores nunca devem ser utilizados de forma separada, e sim fazer parte de um todo para a realização da melhor análise possível.


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Publicidade

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

> Oportunidade única

Conheça os melhores produtos para investir e analisar o mercado

um ano de assinatura
acionista premium grátis.

Esta é uma parceria com a Necton!

Basta preencher os campos abaixo e fazer seu cadastro utilizando o link gerado para ter acesso completo aos conteúdos do portal Acionista.com.br

Receba 1 ano da nossa melhor assinatura de investimentos totalmente de graça

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.