O que é uma pontuação boa da bolsa de valores?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Quando estamos começando na bolsa de valores, o Índice Bovespa ou Ibovespa parece um tanto misterioso e, diria atraente. Afinal, como funcionam esses pontos tão mencionados ultimamente? Aí vem o apresentador do jornal, à noite, e diz: “O Índice Bovespa subiu 2% e atingiu 100 mil pontos”! 

De fato impressiona. Muitos entram empolgados no mercado por conta dessa revelação, afinal, se formos traduzir essa pontuação em dólares, ainda estamos longe do recorde. Como assim, em dólares? Pra entendermos esse conceito, precisamos saber o que significam esses pontos. Qual a importância de ele ter subido 1% ou ter caído 3%?

Entendendo melhor 

O Índice Bovespa (Ibovespa) significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Ele é o principal indicador de desempenho médio das ações listadas das empresas do Brasil. Basicamente, é a média do desempenho das principais ações da Bovespa – B3. 

Aí, quando o apresentador de jornal disser que o Ibovespa, subiu 2%, significa que, em média, essas ações que compõem do Índice subiram 2%. E, como se tratam das ações mais importantes da bolsa de valores, quando isso acontece, a bolsa, como um todo, teve um progresso de valor com essa porcentagem.

E a notícia de que o Índice Bovespa sobe, a economia está confiante, está indo bem. Ele é o termômetro.

A bolsa de valores de São Paulo tem aproximadamente 340 empresas listadas, sendo negociadas ativamente. Mas, são umas 60 (esse número varia) desse índice, a maior autoridade sobre esse índice é a Bovespa, conhecida como B3. Empresas como Petrobras, Vale e Ambev, fazem parte. A carteira do Ibovespa é reavaliada a cada quatro meses. Assim, a composição tende a variar ao longo do tempo.

Pontos do Ibovespa: dólares e reais

Quantas vezes, principalmente em momentos de instabilidade econômica, lemos notícias informando que o dólar valorizou e o Ibovespa desvalorizou? Ou em momentos de euforia notícias informando a alta do Ibovespa a queda do dólar? Você já se perguntou por qual motivo a bolsa de valores e o dólar tendem a ter desempenhos contrários nestes momentos? 

O dinheiro que entra no Brasil vai ser investido em ações e, isso não quer dizer que o dinheiro de venda de ações feita por investidores internacionais vai sair do Brasil. Então, apesar de existir sim essa relação entre o Dólar e Ibovespa, nada garante que a alta de um vai gerar a queda do outro ou vice-versa. Tudo vai depender do cenário que se faz no momento.

Para acompanhar o desempenho do Ibovespa, a B3 (bolsa de valores brasileira) desenvolveu uma pontuação. Cada ponto equivale a 1 real. Em outras palavras, se ele estivesse em 100 mil pontos, representaria um portfólio com valor de R$ 100 mil, ou seja, é o preço exato da carteira teórica das ações mais líquidas da B3.

Critérios para investimento

Para que você busque as melhores ações para investir nem sempre é uma tarefa simples. O fato é que o mercado financeiro é dinâmico e você deve ficar atento a esses movimentos. Então, primeiramente, é preciso entender que, em alguns casos, as ações recomendadas hoje já não sejam amanhã. Papeis que eram tidos como boas opções para os momentos de recuperação econômica, hoje, talvez estejam entre os mais arriscados para investir. Ao posicionar-se como acionista de uma empresa, você precisa avaliar pelo menos três fatores: se o valor do papel da empresa está valorizado, desvalorizado ou com preço justo; a saúde da empresa como fluxo de caixa e governança corporativa e como a política influencia no segmento da empresa e conjuntura econômica.

Ações Compõem o Ibovespa

As principais empresas da B3 são compostas por mais de 60 ações. Dentre elas, com certeza você conhece muitas. Itaú Unibanco; Vale; Bradesco; Petrobras; Itaú Investimentos; JBS e Lojas Renner. São as ações com maior participação na carteira do Ibovespa. (Para conhecer todos ativos e o peso de cada um, acesse a página do índice na B3).

Como acompanhar o Ibovespa em tempo real

O pregão da bolsa de valores é totalmente online. Então, você pode acompanhar o seu desempenho ao vivo. A atualização do Ibovespa ocorre a cada 30 segundos. Para acessá-lo, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores. (Pregão é uma modalidade de licitação utilizada no Brasil, considerada como um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal).

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira