Split e Inplit é um processo realizado pelas empresas de capital aberto na bolsa de valores com o intuito de aumentar ou diminuir a liquidez das ações.

Portanto, usados para descrever eventos corporativos que afetam o número de ações em circulação de uma empresa. O Split é um processo no qual uma empresa divide suas ações em circulação em um número maior de ações. Por outro lado, o Inplit é o processo oposto, no qual uma empresa combina várias ações em circulação em uma quantidade menor.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Como funciona o Split e Inplit

O objetivo do Split é tornar as ações da empresa mais acessíveis a um número maior de investidores, aumentando a liquidez e, consequentemente, o interesse dos investidores na empresa.

Por exemplo, se uma empresa anuncia um Split de 2 para 1, cada ação existente seria dividida em duas. Dessa forma, os investidores receberiam uma ação adicional para cada ação que possuem. Isso significa que, se um investidor possuía 100 ações antes do Split, ele teria 200 ações após o evento.

Por outro lado, o Inplit ocorre quando o preço de uma ação está muito baixo, podendo prejudicar a imagem da empresa. A redução do número de ações em circulação pode aumentar o preço por ação, tornando-a mais atraente para investidores.

Por exemplo, em um Inplit de 1 para 10, cada 10 ações existentes são combinadas em uma única ação. Assim, resultando em uma redução no número de ações em circulação.

Efeito nas ações dos acionistas

Ambos os eventos têm efeitos no valor da ação da empresa e em sua liquidez, mas não afetam a avaliação geral da empresa. No entanto, investidores precisam estar cientes de que um Split ou um Inplit não mudam o valor total de suas participações na empresa. O valor de mercado total da empresa permanece o mesmo, apenas o número de ações em circulação muda.

Em resumo, Split e Inplit são eventos corporativos que afetam o número de ações em circulação de uma empresa, sendo o primeiro utilizado para aumentar a liquidez e acessibilidade das ações para investidores e o segundo para aumentar o preço por ação. Ambos têm efeitos no valor da ação e em sua liquidez, mas não mudam o valor total das participações dos investidores na empresa.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade