O que a Educação Financeira tem a ver com a sua vida?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Você já parou para pensar sobre Educação Financeira? Você sabe de fato o que é e o que ela tem a ver com a sua vida?

A Educação Financeira é uma ciência humana que busca uma mudança de comportamento mental em relação ao uso do dinheiro. Promovendo o consumo consciente para a realização de sonhos e a construção da independência financeira.

Contudo é possível observar que a população brasileira tem uma carência muito grande quando o assunto é Educação Financeira.  Como podemos observar no resultado de uma pesquisa global realizada pela Standard & Poor´s em 2019 que mediu o grau de educação financeira em 140 países. O Brasil ficou apenas em 74º lugar no ranking global.

Questões simples e do dia a dia, como entender os juros cobrados no empréstimo contratado, saber os custos ao deixar de pagar uma fatura de cartão de credito, ler e entender o extrato bancário, conhecer algumas opções de investimentos, dentre outras, são ainda desconhecidas de boa parte da população.

Situações mais difíceis também são observadas, como mostra a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor (PEIC), divulgada em junho de 2020 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que o total de famílias com dívida no Brasil voltou a crescer, alcançando 67,1%.

Por isso a importância de oferecer a população informação e conhecimento financeiro para que ela possa tomar decisões corretas em relação ao dinheiro.

Diante do exposto, podemos afirmar que a Educação Financeira tem tudo a ver com as nossas vidas. Desde crianças, com o primeiro contato com o dinheiro, apresentando o porquinho, passando pela implementação da mesada, até a terceira idade com a construção da independência financeira.

A educação financeira está relacionada com a capacidade do ser humano de usar o dinheiro de forma adequada e consciente. Mudando hábitos, cortando gastos desnecessários, economizando, pesquisando preço, pedindo descontos, enfim, tomando consciência do papel do dinheiro na sua vida!

Até breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira