O Minimalismo na Vida Financeira

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

O Minimalismo, segundo o dicionário é o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos. A palavra minimalismo surgiu através de movimentos artísticos, culturais e científicos no século XX, que fazia uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Esse movimento serviu de inspiração para um novo estilo de vida baseado em não acumular coisas e consumir de forma consciente. Objetivando ter uma vida mais simples, em que a felicidade não está atrelada ao ato de acumular posses ou bens. Mas sim em viver mais experiencias e dar valor as pequenas coisas.

E porque então, devemos associar o Minimalismos à nossa vida financeira? Em primeiro lugar, pelo fato de percebermos que não precisamos de muito para sermos felizes. E em segundo lugar, pelo fato de estarmos cansados do mundo dos excessos, do consumismo exagerado, da ostentação e do desperdício.

Se você se enxerga nas descrições acima, então é o momento ideal para iniciar o estilo de vida minimalista. E para isso vou te mostrar como praticar o minimalismo de uma forma assertiva e equilibrada na sua vida financeira.

  • Tenha o autoconhecimento como aliado

Conhecer seus próprios limites, habilidades e talentos pode te ajudar a descobrir as suas qualidades, bem como os ponto onde precisa melhorar. Olhar para dentro de si e perceber quais são as suas ações e onde elas vão te levar, vai te ajudar em sua relação com o mundo financeiro.

Para tomarmos as melhores decisões financeiras, precisamos compreender como nós enxergamos a vida, quais são as nossas prioridades e o que almejamos para o futuro.

  • Mude hábitos negativos

O hábito é uma rotina de comportamento que se repete regularmente. Ele faz parte das nossas vidas e nos ajuda muito na rotina do dia a dia. Porém nem todo hábito é positivo. E aqui é o X da questão. Existem hábitos extremamente negativos e são eles que precisam ser mudados.

Mudança de hábito não é fácil, quando você tem um habito financeiro ruim você precisa se recondicionar.   

Liste três hábitos negativos que você quer mudar. Descubra de onde vem esses hábitos, qual o sentimento atrelado a ele. Em seguida, controle os impulsos emocionais, analise a situação, reflita e aí sim tome a decisão.

  • Consuma com consciência e equilíbrio

Consumir de forma mais consciente não implica em uma mudança tão brusca em suas escolhas. Pode ser que você passe a comprar menos roupas ou troque seu carro por um modelo mais simples ou ainda, opte por morar num apartamento menor, por exemplo. O mais importe é saber fazer boas escolhas com o seu dinheiro.

 Num processo de compra, seja ele qual for, você precisa fazer as seguintes perguntas:

– Eu preciso ou eu quero?

– Tenho condições de pagar neste momento?

– Posso adiar essa compra sem ter prejuízo?

Feito isso, o próximo passo é reavaliar o seu padrão de vida e seus hábitos de consumo.

  • Desfrute de uma vida mais simples

O hábito de valorizar o que realmente é necessário, traz menos preocupações. Pois você se estressa menos, tem a mente mais limpa e consegue economizar mais dinheiro. Fazendo com que haja uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

O minimalismo te traz mais tempo, mais espaço e mais experiencias. Pois você não acumula tantas coisas para as quais será necessário despender mais tempo e mais espaço. Além de um novo olhar para dentro de si, com mais atenção e carinho, deixando sua vida mais leve e feliz.

O estilo de vida minimalista, quando bem implementado vai ser um forte aliado na construção da sua independência financeira. Te ajudando a consumir de forma consciente, cortando supérfluo, evitando o desperdício e te proporcionando grandes realizações de sonhos. Comece já!

Até breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira