Nem só de previdência se faz uma aposentadoria.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Já se foi o tempo onde a velhice chegava aos 40 e viver muito era ter 60 anos. O mundo está em constante mudança e a longevidade está aí acompanhando toda essa transformação. Hoje a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos segundo o IBGE.

Então porque viver e esperar apenas pela aposentadoria da Previdência Social, se não sabemos se vamos alcança-la? Ou se ela ainda existirá diante de tantos problemas de déficit enfrentados ano após ano.

Com essa visão de longo prazo, te convido a conhecer as inúmeras oportunidades financeiras para trilhar sua independência e construir o seu patrimônio.

Antes de tudo é preciso entender o que vem a ser independência financeira e o que precisa ser feito para alcança-la.

 Estar independente financeiramente é conseguir, em um momento de vida pré-estabelecido, trabalhar somente por prazer. E para alcançar esse objetivo é necessário uma mudança de comportamento mental em relação ao uso do dinheiro (Mindset), exercendo efetivamente o autocontrole. Uma pessoa de mindset de crescimento não toma simplesmente decisões de “Ano Novo” e espera para ver se elas se realizam. Compreende que, para alcançar a independência financeira, é preciso planejar, mantendo o foco e tendo determinação.

Para investir pensando na aposentadoria você precisa ter em mente dois fatores. O primeiro é o seu perfil de investidor que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Esse perfil servirá para indicar qual tipo de investimento você estará apto a fazer. E o segundo fator é a diversificação. Não se pode colocar todas os “ovos na mesma cesta”, como se fala por aí.

Veja agora os investimentos mais recomendados para a sua aposentadoria, visando o longo prazo:

Previdência Privada

A previdência privada é um investimento de longo prazo para auxiliar na sua aposentadoria e garantir o futuro da família. Feita para manter seu padrão de vida na “melhor” idade. Este tipo de investimento é conhecido por muitos como aposentadoria particular, que não possui ligação com o INSS.

Veja abaixo alguns benefícios de se investir em previdência provada:

Sem come-cotas

A previdência não possui come-cotas, que é a antecipação do Imposto de Renda sobre o ganho de capital dos fundos de investimento.

Flexibilidade

Você pode trocar seu fundo e seguradora sem ter que resgatar, pagar Imposto de Renda e reaplicar. Isso permite realocar sua carteira de investimentos facilmente.

Liquidez facilitada

É possível realizar retiradas mensais ou resgatar totalmente o seu plano ao final do período.
O participante não é obrigado, necessariamente, a contratar uma renda, podendo rentabilizar o patrimônio mesmo após a aposentadoria.

Sucessão Patrimonial

A indicação e o percentual para cada beneficiário são de livre escolha, desde que respeitada a herança legítima. O patrimônio é transferido sem burocracia para os herdeiros e, em alguns casos, sem incidência de imposto de transferência de riqueza (ITCMD). Como não passa por inventário, tal transferência pode ser realizada sem custos advocatícios.

Além dos rendimentos, na Previdência há formas de pagar menos impostos com os planos que você contrata no início do investimento: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

O VGBL é mais indicado para quem é isento de Imposto de Renda (IR), faz declaração simplificada de IR ou não contribui para o INSS.

O IR incide apenas sobre o rendimento, quando ocorre o resgate ou o recebimento da renda. E o PGBL que é mais indicado para quem faz a declaração completa de Imposto de Renda e contribui para o INSS.

O IR incide sobre o total resgatado ou sobre a renda recebida.

Tesouro IPCA + (Indexado à inflação)

Tesouro Direto é um programa do Governo Federal desenvolvido em 2002 através de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a B3 (antiga BM&FBovespa). O objetivo desse programa é facilitar o acesso de pessoas físicas à investimentos em títulos públicos através da internet.

O Tesouro IPCA+ é indicado para quem busca ganhos acima da inflação. Esse título rende uma taxa prefixada + a variação do IPCA. Possui rentabilidade real e é direcionado para quem tem objetivos de longo prazo.

Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário permitem aos investidores aplicar recursos no mercado imobiliário como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais.

Ao adquirir uma cota, o investidor passa a ser sócio de outros investidores em um ou mais imóveis e recebe mensalmente uma participação do aluguel que são os dividendos. E o melhor, não há cobrança de Imposto de Renda em relação aos dividendos.

Ações

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participação dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações.

Assim como nos Fundos Imobiliários, os dividendos de Ações também são isentos de Imposto de Renda.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito para alcançar a independência financeira e já conheceu algumas opções de investimentos com diversificação, você conseguirá construir um futuro promissor sem depender da sorte e sim do seu esforço e dedicação.

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia da Cifrão Educação Financeira.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira