Necton destaca a importância do investimento em ESG

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Ativa

Confira a análise da equipe da Necton sobre o investimento em práticas ESG. Dessa forma, os analistas acreditam que empresas que buscam maior sustentabilidade sairão vencedoras no futuro, explicando os diversos motivos para isto.

Necton define ESG e a redução de custos

A sigla ESG representa mais do que uma mudança de comportamento das companhias. Representa também a possibilidade de exploração de novos produtos e mercados (exemplos: carne vegetariana, carros elétricos, roupas orgânicas etc.) incrementando as receitas.

Além disso, a Necton destaca também a redução de custos operacionais com a maior eficiência energética, menor consumo de recursos hídricos e reaproveitamento de resíduos pelas companhias que adotem o ESG, implicando em maiores margens brutas.

Do ponto de vista de despesas financeiras, empresas comprometidas em melhorar a sua relação com o meio ambiente (exemplo: Suzano) estão com custo de captação menor em caso de cumprimento das metas como a redução de CO2. Desse modo, os analistas acreditam que essa tendência deva ser ampliada para outros setores da bolsa e representam uma vantagem competitiva pela expansão do múltiplo preço sobre lucro (P/L).

Maior rentabilidade

Na perspectiva social, empresas comprometidas com o aspecto social tem melhor satisfação do seu quadro de colaboradores, altos índices de avaliações pelos seus funcionários, implicando em maiores índices de retenção, produtividade e por fim, na própria rentabilidade do negócio. Ademais, reduzem significativamente o risco de passivos trabalhistas.

Estudos recentes também comprovam que a diversidade de gênero, formação, experiência profissional e sexo nos níveis de Conselho e Diretoria implicam em debates mais ricos na companhia e pontos de vista complementares que auxiliam na tomada de decisão pela melhor compreensão das necessidades e novas demandas dos clientes.

Se você ainda não é Acionista Premium, convidamos você a conhecer mais sobre o nosso trabalho. Oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.

Na perspectiva de governança o tema ganha destaque pela maior capacidade das companhias que se preocupam com o tema em se anteciparem a potenciais mudanças nas legislações e exigências dos órgãos reguladores, à partir de uma agenda eco friendly que possa causar disrupções em sua cadeia produtiva, restrições a venda/circulação de seus produtos, ou mesmo ameaçar a perenidade dos seus negócios.

Valuation mais atrativo

O mundo dos investimentos está mudando rapidamente. Assim, mais do que uma mera tendência, a Necton acredita que empresas que adotem e continuem a aprimorar as suas práticas ESG ao longo do tempo terão um menor custo capital pela redução dos riscos em sua tese de investimento. Portanto, terão um valuation mais atrativo aos olhos dos investidores no longo prazo.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Fique por dentro

Se inscreva para ser notificado quando um novo post for publicado.

Além de diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.